Uso de máscaras passa a ser obrigatório em São Francisco do Sul
Uso de máscaras passa a ser obrigatório em São Francisco do Sul

A Prefeitura de São Francisco do Sul informa que, a partir da próxima segunda-feira (20), o uso de máscaras passa a ser obrigatório no município. A medida, publicada no decreto municipal n° 3.324, será fiscalizada pela Polícia Militar. Quem descumprir será sujeito a, primeiro, orientação e recomendação, e, após mais de uma chamada, a multa e detenção, conforme previsto no Código Penal, nos artigos 268 e 330.
A utilização é obrigatória para:
- Quem acessar ou prestar atendimento ao público, tanto nos ambientes da administração municipal quanto no comércio em geral;
- Na utilização de táxi ou transporte compartilhado de passageiros;
- Para todos os munícipes que saírem na rua, seja para ir ao mercado, farmácia, loja de roupas ou qualquer outra atividade que interrompa o isolamento social.
Vale ressaltar que a orientação é que as máscaras cirúrgicas (descartáveis) sejam utilizadas apenas por profissionais de saúde. Para os demais munícipes, a utilização da máscara de pano é indicada. Aproveite para ajudar no reforço da economia, adquira sua máscara de pano dos artesãos locais e fique atento às recomendações.
A máscara é de uso individual, ou seja, não pode ser compartilhada com ninguém. Cada máscara de pano pode ser utilizada por duas horas, depois é preciso trocar. O ideal é que todos tenham pelo menos duas máscaras sempre ao sair de casa e um saco plástico para guardar a máscara já utilizada. Ao chegar em casa, é necessário realizar a higienização das máscaras, ou seja, deixar de molho por 10 a 20 minutos em uma solução com água sanitária, depois enxaguar bem e deixar secar. Quando estiver seca, a orientação é passar com ferro quente e guardar em sacos plásticos para que possam ser usadas novamente.
O uso da máscara não substitui outras medidas de proteção, como a higienização frequente das mãos, o hábito de cobrir a nariz e boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos pessoais e evitar tocar nas mucosas do rosto, entre outras ações.