São Francisco do Sul conclui estudo para futura construção de casas próprias
São Francisco do Sul conclui estudo para futura construção de casas próprias

Nesta semana a Secretaria de Habitação de São Francisco do Sul trouxe uma boa notícia para a cidade. O Plano Local de Habitação de Interesse Social, PLHIS, foi concluído e protocolado na Caixa Econômica Federal. Com o estudo completo, o município tem aval para se cadastrar e solicitar a liberação de sistemas habitacionais para quem aguarda ser contemplado com casas populares, por exemplo. O diagnóstico concluído gerou 12 volumes de documentos.
O trabalho foi extremamente minucioso. Milhares de casas precisaram ser fotografadas e o croqui de todas desenhado para ser entregue ao banco. Em seguida foi realizado levantamento para verificar as necessidades habitacionais das regiões de São Francisco do Sul, levando em conta infraestrutura, saneamento, abastecimento de luz, equipamentos públicos, entre outros. Com esses documentos, a instituição financeira avalia a situação econômica e define em que esfera o município poderá estar inserido para beneficiar a população no financiamento da casa própria.
O processo iniciou em 2010. No ano seguinte São Francisco do Sul foi escolhida pelo Governo Federal para fazer um estudo da viabilidade e necessidade habitacional. Em 2013, com tudo concluído, planilhas foram elaboradas com as diretrizes de ações e planejamentos a serem executados dentro do sistema habitacional. Este ano, assim que tudo for devolvido pela Caixa, o projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores. O Projeto precisa ser votado para definir em que lugares e quantas unidades habitacionais podem ser construídas no município, ressaltou a secretária de Habitação do Município, Silvânia Correa. Este diagnóstico credencia a cidade para estar inserida no sistema habitacional do Brasil.
O Prefeito Luiz Zera destacou a importância do trabalho. Esse estudo nunca foi feito antes em nosso município. É um trabalho longo, mas necessário, pois sem ele não é possível realizar nada dentro do sistema habitacional do país. Agora falta pouco. Vamos esperar a análise dos processos e a aprovação da câmara, para só então sabermos quando poderemos construir a casa própria de quem está cadastrado na Secretaria de Habitação de nossa cidade. Mas é uma grande notícia para nossa população, destacou.