Prefeitura nos Bairros em Ubatuba
Prefeitura nos Bairros em Ubatuba

A tarde da última sexta-feira (28) foi de visitas, avaliações e conversas na quarta edição do Projeto Prefeitura nos Bairros, que desta vez esteve no Sandra Regina e Ubatuba. O prefeito, Renato Gama Lobo, acompanhado de sua equipe de governo e dos vereadores Dioclesio Izidoro Antunes e Odair José de Carvalho, chegou às 15h no CRAS do Sandra Regina, onde foi recepcionado pela equipe da unidade.
Na ocasião, prefeito, secretários e vereadores puderam verificar o funcionamento da estrutura, que conta com salas para atividades e oficinas, refeitório, horta orgânica e parte de atendimento e administração. Renato teve a oportunidade em participar de uma oficina envolvendo música, canto e dança para a melhor idade.
Do CRAS, a comitiva partiu para visitar as duas unidades de saúde na localidade: A Unidade de Estratégia de Saúde da Família ESF e A Unidade de Pronto Atendimento UPA, a primeira destinada ao atendimento básico e a segunda ao atendimento emergencial. Nas unidades, foi possível ouvir os profissionais de saúde e equacionar as demandas.
Após avaliar os equipamentos de saúde foi a vez de observar como anda a educação. A primeira parada no CMEI Pedacinho do Céu e, na sequência, na Escola Básica Municipal Dr. Rogério Zattar, onde foram anunciadas as melhorias que e a escola receberá, como a reforma do telhado, a climatização das salas de aula e a nova sala de informática.
Terminadas as visitações, hora de cumprir a segunda parte do cronograma. A reunião com a comunidade aconteceu no salão da Igreja Santo Antônio. O encontro teve início às 17h, com a apresentação da equipe de governo e a fala do prefeito, que explicou a finalidade e a importância do Projeto Prefeitura nos Bairros.
Em seguida, foi dada a palavra à presidente da Associação de Moradores do Ubatuba AMU, Maria do Carmo Miranda, que apresentou conjunto de reivindicações para o bairro. Dentre os pedidos, melhorias na mobilidade da principal rodovia (Duque de Caxias), cuidados na orla, saneamento, revitalização da Felipe Musse, manutenção dos terrenos baldios, manutenção da iluminação pública, e a concessão de terreno para a sede da Associação.
Outros moradores também tiveram a oportunidade de apresentar suas solicitações e perguntas, que foram respondidas pelos secretários, de acordo com a área. O prefeito fez questão de ressaltar a situação financeira difícil da prefeitura, inclusive apresentou os balanços dos três primeiros meses e a necessidade da compreensão, por parte da comunidade, no decorrer de 2017.