NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado: 27/02/2014 09:41:48
Compartilhe:

Tendo em vista a grande procura de informações sobre o IPTU 2014 pelos contribuintes perante o Setor de Tributação da Prefeitura, viemos esclarecer os motivos que levaram ao aumento do valor a ser pago.
A última atualização do Cadastro da Prefeitura havia sido feita no ano de 1999. Desde então, inúmeras construções foram realizadas por todo o território francisquense sem qualquer autorização da Prefeitura.
Tais construções foram verificadas pela empresa Geomais, contratada para atualizar nosso cadastro imobiliário. Dessa forma, até o ano de 2013 era exigido o IPTU com base nas construções verificadas no ano de 1999, sem qualquer atualização.
Com o novo levantamento foi possível constatar que inúmeras construções não haviam sido lançadas nos registros da Prefeitura e, por consequência, não eram tributadas.
Apenas para exemplificar, se lá em 1999 uma construção contava com 100 m² e após isso ela foi ampliada para 240 m², até o ano de 2013 esse contribuinte continuou pagando IPTU apenas pelos 100 m², embora sua construção fosse muito maior do que isso.
Com o novo levantamento, essa situação mudou. De agora em diante o contribuinte pagará IPTU com base na metragem atual de sua construção.
É esse o motivo principal do aumento do valor do IPTU. Vários contribuintes não haviam atualizado seus cadastros de construção perante a Prefeitura.
Tal situação só demonstra que alguns contribuintes pagavam de forma correta seus impostos ao passo que outros não. A partir de agora, todos os contribuintes serão tratados de forma igualitária, sendo responsáveis por seus impostos na medida exata de seus imóveis.
Também é de se destacar que o novo levantamento possibilitou cobrar a taxa de lixo daqueles que nunca pagaram. Daí a revolta de alguns!
Havendo alguma irregularidade nos valores cobrados, os contribuintes podem procurar o Setor de Cadastro de Prefeitura e solicitar a revisão de seus dados. Constatada a irregularidade, o valor do imposto será corrigido e novo boleto será impresso.
O IPTU de São Francisco do Sul trará muitos benefícios para a saúde, educação, pavimentação, saneamento, meio ambiente e obras sociais. A Prefeitura, por meio do georreferenciamento, está trazendo mais do que isso ao município, está trazendo igualdade, está trazendo um futuro ainda melhor para a cidade.
Senhor contribuinte, pague corretamente seu IPTU e sua Taxa de Coleta de Lixo e aproveite o desconto de até 20% sobre o pagamento à vista.
Para maiores esclarecimentos, procure o Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, localizado na Rua Barão do Rio Branco, edifício Multiuso.

Categorias