
A Defesa Civil de São Francisco do Sul finalizou na manhã de hoje (18) um parecer técnico sobre as ocorrências ocasionadas pelas recentes chuvas no Município. Desde ontem (17), foram atendidas 38 ocorrências, entre alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores. Mais de 100 ruas ficaram alagadas, com pontos concentrados no Ervino, Majorca e Balneários. Em 72h, São Francisco do Sul teve um acúmulo de chuva de 297 mm.
Na educação, as escolas Álvaro Tancredo Dippold, CAIC Irmã Joaquina, Izidoro Curvello, Ida Beatriz Brunato de Camargo, Ramiro Bueno da Rocha e o Centros Municipais de Educação (CMEIs) Peter Pan, Cantinho Alegre e Mundo Encantado tiveram as aulas suspensas nesta segunda-feira (18). No entanto, de acordo com o secretário de Educação, Jucélio de Carvalho, amanhã (19) o expediente já estará normalizado e os alunos poderão se dirigir às respectivas escolas.
Na saúde, a Unidade Básica de Saúde da Tapera e a Estratégia de Saúde da Família do Sandra Regina tiveram seus atendimentos cancelados em virtude dos alagamentos na região. No Sandra Regina, o atendimento ao público volta ao normal ainda hoje (18), a partir das 13h.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de São Francisco do Sul, Geovan Leandro Baumgratz, o atendimento às ocorrências seguem nesta segunda-feira. Continuamos no serviço de retirada de árvores. Por agora, recomendamos aos moradores que não entrem em contato com as águas de áreas alagadas, ressalta.
Em janeiro do ano passado, foram 146 mm de chuva registrados em 12 horas. Dentre as localidades afetadas, estavam Rocio Pequeno, Centro, Acaraí, Paulas e Rocio Grande. Agora, após serviços preventivos e de manutenção de vias, como, por exemplo, o recalçamento no Centro Histórico, o Município não apresentou problemas pontuais nessas áreas.
Texto: Amanda Branco