Vacinação contra HPV e Meningite C nas escolas
Vacinação contra HPV e Meningite C nas escolas

Desde o começo deste mês, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Imunização, está promovendo uma intensificação da vacina contra HPV e contra Meningite C nas escolas púbicas e privadas.
Devem receber a vacina contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 a 13 anos. Na ocasião, está sendo ofertada também a vacina Meningocócica C para meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade.
Do total de cânceres no mundo, 4,5% são causados pelo HPV. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Para que os adolescentes estejam devidamente protegidos contra o HPV recomenda-se um esquema de duas doses com intervalo mínimo de 6 meses entre elas.
Em relação à vacina contra a meningite C, é importante lembrar que, em longo prazo, vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção após a vacinação no período da infância. Uma nova dose dessa vacina nos adolescentes proporciona proteção direta desses grupos etários e estende a proteção a indivíduos não vacinados.