Segunda etapa do Circuito Profissional da CBSurf é neste fim de semana

Segunda etapa do Circuito Profissional da CBSurf é neste fim de semana

Publicado: 29/08/2019 12:01:06
Compartilhe:

A nata do surf profissional brasileiro desembarca neste fim de semana na ilha para a segunda etapa do Circuito Profissional da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf) que acontece na Prainha (Praia da Saudade) com início sexta-feira (30). A primeira etapa aconteceu em maio na Praia do Futuro (Fortaleza), vencida pelo surfista local Artur Silva e pela carioca Taís Almeida.

Este é o segundo fim de semana seguido de competição na Prainha. No fim de semana passado aconteceu o CBSurf Júnior Tour e agora acontece o CBSurf Pro Tour. A realização das etapas na cidade fazem parte do projeto São Chico Brasileiro de Surf, como forma de promover a modalidade e dar destaque ao município na cena nacional e internacional do surf. O evento conta localmente com organização da Associação de Surf da Prainha (ASP) e patrocínio da Prefeitura de São Francisco do Sul.

Gestão socioambiental do evento

O evento conta com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

Os surfistas locais são bastante ativos nas causas socioambientais da região, como no movimento #SumidoroFree, que luta pela conservação da Baía da Babitonga e pela preservação da onda do Sumidouro. A organização do evento junto à ASP (Associação de Surf da Prainha) estarão produzindo um documentário sobre o tema durante toda a semana do São Chico Brasileiro de Surf, para aproveitar o alcance do evento e divulgar nacionalmente o problema. Este produto será uma pequena contribuição do evento perante a causa local.

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul também é muito proativa e faz a sua parte. Em 2018, durante um evento de surfe na Prainha, aderiu à Campanha Mares Limpos, da ONU (Organização das Nações Unidas), comprometendo-se a engajar-se e em executar ações de combate ao lixo nos oceano. Agora, em 2019, está obtendo a Certificação Internacional Bandeira Azul, entrando para o seleto grupo de praias que conquistaram este feito no Brasil.

Categorias