O Mutirão da Catarata promovido pela Secretaria de Saúde de São Francisco do Sul movimentou o Hospital de Caridade do município. Mais de 30 pacientes neste fim de semana acabaram com o sofrimento desencadeado pela espera do atendimento. É o caso de Anísia Soares, operada no sábado de manhã, que aguardava pelo procedimento cirúrgico há dois anos. Assim como eu, tem muita gente sofrendo e esse trabalho é bom para dar um pouco mais de vida para nós, relata Anísia.
Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido com o projeto Carreta da Saúde que é promovido pelo CIES (Centro Integrado de Educação e Saúde). De acordo com Fabiano, gerente de operação do CIES, as ações desenvolvidas vão ao encontro daquilo pelo qual a secretária de Saúde, Nadirinez Bolognini, vem lutando, a humanização. Nossa visão é trabalhar com demanda reprimida por falta de equipamento ou material especializado. Nossa missão também é melhorar o atendimento e implantar o amor e consideração com o paciente, explica Fabiano.
Os pacientes fizeram uma consulta pós-operatória no domingo e em 30 dias o médico fará outra consulta para avaliar o progresso do paciente. Queremos que o francisquense sinta-se seguro ao procurar uma das unidades de saúde de São Francisco do Sul. Que além de um atendimento de qualidade ele seja muito bem acolhido, destaca o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira (Zera).
A secretária de Saúde, Nadirinez Bolognini, frisou que as cirurgias não são do governo do estado e, sim, do município de São Francisco do Sul. Os tratamentos são provenientes da Carreta da Saúde que esteve na cidade há duas semanas e iniciou os trabalhos. Os serviços com os médicos continuam. As cirurgias duram em média 20 minutos e os pacientes não precisam mais sair da cidade para realizar os procedimentos em outros municípios, explica.