Saúde mental e autocuidado é tema de ação na ESF Ervino
Saúde mental e autocuidado é tema de ação na ESF Ervino

As profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveram uma ação de saúde mental em conjunto com o projeto Farmácia Itinerante, na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Ervino. A psicóloga do NASF, Pamela Silva de Freitas, trabalhou o conceito de saúde mental e deu dicas e ferramentas aos pacientes para que pudessem trabalhar o autocuidado. Além da palestra, as profissionais da unidade fizeram uma dinâmica. Mais de 20 pessoas participaram da ação, que faz parte de um projeto de encontros mensais na ESF Ervino.
Na oportunidade, os pacientes também tiveram acesso aos procedimentos de auriculoterapia. De acordo com a psicóloga, a ideia surgiu da necessidade da comunidade e grande demanda de atendimentos de saúde mental. Já existem grupos de saúde mental em outras unidades, como a oficina das emoções. A partir daí, a equipe da ESF solicitou o projeto devido a grande demanda da unidade e surgiu a ideia de unir o grupo com o projeto da Farmácia Itinerante. O intuito é promover a reflexão para mudanças de comportamento e ampliar as formas de autocuidado dos pacientes, diz.
Christine Maciel, farmacêutica do NASF, afirma que o projeto visa uma intervenção em saúde mental que extrapole os muros da unidade de saúde. O projeto visa o enfrentamento dos principais problemas rotineiros do indivíduo, desenvolvendo ações integrais de saúde para a pessoa , a família, o meio em que ela vive, e o ambiente de trabalho. Tendo vários profissionais do NASF no projeto como a psicóloga, a nutricionista, a fonoaudióloga juntamente com a equipe do ESF e integrando também com a farmácia itinerante e auriculoterapia, enfatiza.
A secretária de Saúde, Nádia Raposo, explica que o projeto é parte das ações que a Secretaria vem realizando para melhorar o acesso aos tratamentos de saúde mental. Desde o ano passado, a secretaria vem trabalhando para melhorar os atendimentos de saúde mental da população, fazendo ações como o projeto Farmácia Itinerante, por exemplo. A saúde mental está diretamente ligada à qualidade de vida de uma pessoa e ampliar esses serviços é essencial para melhorar a qualidade de vida da população francisquense.