
Passageiros do navio mais luxuoso do mundo, o Seven Seas Explorer, estiveram em São Francisco do Sul nesta sexta-feira (25). Cerca de 500 visitantes fizeram passeios pela cidade. Foram programados roteiros que englobaram Centro Histórico e Joinville e outros com destino à praia de Enseada.
O prefeito Renato Gama Lobo e a secretária de Turismo, Jamille de Freitas M. Douat, após a cerimônia de inauguração do píer do Terminal Turístico Naval, foram a bordo para conhecer a embarcação e participar da cerimônia de troca de placas. Estamos trabalhando para que este dia de hoje se repita e tenhamos mais escalas, fortalecendo nosso turismo náutico para que a cidade sinta este efeito multiplicador na economia, frisa Gama Lobo. Nesta ocasião, o prefeito presenteou o gerente-geral do navio, Massimo Arzani, com uma placa e também recebeu uma homenagem para simbolizar a passagem do cruzeiro pelo município.
O navio possui 14 andares, destes, 12 disponíveis para passageiros. É a primeira vez do Explorer no Brasil que terá apenas cinco paradas em portos brasileiros. É um navio seis estrelas e oferecer a estes viajantes experientes uma cidade tão charmosa quanto São Francisco do Sul é uma atração especial, destaca Estela Farina, diretora-geral da Norwegian Cruise Line Holdings no Brasil.
Centro Histórico movimentado
Na loja do Instituto Teamar, que fabrica e comercializa produtos de tecelagem manual, no Centro Histórico, este cenário já foi possível, pois as vendas foram expressivas. O Instituto contratou intérpretes para atender o público estrangeiro. Cerca de 100 pessoas visitaram a loja e muitas delas levaram nossos produtos. Podemos afirmar que tivemos um bom incremento nas vendas em relação a um dia normal, enfatizou a presidente do Instituto Michele Pinheiro Hilgenberg.
Escola de samba, apresentações culturais, passeios pela cidade, artesanato, várias opções foram preparadas para os visitantes, mas o que encantou o casal Edmund e Barbara Pascoe foi a praia de Enseada. A cidade é encantadora e a Enseada é linda. Tudo muito limpo. Já Edmund fez questão de ressaltar a hospitalidade. Chegamos a um restaurante onde os atendentes não falavam inglês, prontamente outras pessoas vieram ajudar. Fomos muito bem recebidos.
Equipe da Secretaria de Turismo realizou pesquisa com os visitantes para avaliação da visita. Segundo Jamille, o retorno da equipe envolvida na operação foi positivo ao longo do dia. A experiência foi super positiva, fizemos a nossa parte. Esta ação trouxe visibilidade para São Francisco em nível internacional. A companhia é extremamente exigente e ficou muito satisfeita com a operação. Além disso, foi possível avaliar as potencialidades e fragilidades para o destino para as próximas oportunidades, destaca a secretária.
O navio ainda passará por Porto Belo, Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), até chegar à capital chilena, Santiago.
Texto: Michele Fontes