São Francisco do Sul se prepara para o carnaval
São Francisco do Sul se prepara para o carnaval

São Francisco do Sul inova em 2016 com uma nova forma de subsidiar o carnaval da cidade. Nos próximos dias, deve ser assinado o convênio entre a Prefeitura e a Liga das Escolas de Samba para cessão de um box do Mercado Público, no Centro Histórico, para Liga. Desta iniciativa será criado o Botequim do Samba, com inauguração marcada para o próximo dia 30. Nesta data também está prevista a escolha da corte carnavalesca, uma tradição da festa que acontece entre os dias 5 a 9 de fevereiro. A renda proveniente dos eventos realizados no local será destinada ao carnaval.
O secretário de Turismo, Guilherme Pereira, já garantiu às escolas que a Prefeitura ficará responsável pela contratação de som, iluminação, segurança e banheiros para o desfile das quatro escolas de samba que não será competitivo neste ano e acontecerá na Rua Babitonga, no Centro Histórico, apenas no domingo, em 7 de fevereiro. Todas as decisões foram tomadas em conjunto com os presidentes das agremiações. As dificuldades financeiras do município impossibilitaram o repasse de verba da Prefeitura para a Liga, mas transformamos a dificuldade em oportunidade. A crise está sendo vivenciada em vários municípios e o carnaval de muitas regiões será afetado. Mas faremos o que for possível. Com este convênio a Liga pode promover eventos o ano inteiro, ressaltou o secretário.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho, neste ano será realizado um trabalho direcionado à história do carnaval. O Ponto de Poesia, que ficava no Mercado Público, passou para o Parque Ecológico Municipal onde ações relacionadas à educação patrimonial serão desenvolvidas. Também foi delineada uma parceria com o Botequim do Samba para a promoção de saraus literários usando o carnaval como tema. O Mercado Público será o ponto de referência do carnaval, além disso, estamos reincentivando a tradição do carnaval de rua neste cenário encantador que é o Centro Histórico de São Francisco do Sul, explica Carvalho.
A programação prevê, ainda, a Roda de Samba no Aterro da Babitonga, Centro Histórico; palco com atrações na Vila da Glória; desfile dos blocos carnavalescos e programação com trio elétrico no Ervino, Enseada e Prainha.
Paralelo ao convênio com a Prefeitura, os dirigentes das escolas aguardam repasse do Estado. A Liga está participando do edital do Funcultural e Funturismo que destina recursos exclusivos para incentivar o carnaval.