São Francisco do Sul livre das cheias
São Francisco do Sul livre das cheias

São Francisco do Sul é uma das poucas cidades do Estado que não sofreram com as chuvas do último mês. De acordo com a Defesa Civil do Município, mesmo com a maré acima da média em alguns momentos, a cidade não registrou alagamentos.
O secretário dos Balneários, Dioclésio Izidoro Antunes, explica que os problemas de alagamentos e deslizamentos têm sido evitados em função de diversas medidas de prevenção adotas pelo governo nos últimos anos. Entre elas, limpeza e abertura de valas, construção de galerias, drenagem, implantação de tubulações e programas de conscientização ambiental, totalizando cerca de R$ 2,5 milhões em investimentos.
A dona de casa Edeltrades Pollnow Andreoli, 66 anos, moradora da Rua Descanso, na Enseda, não tem motivos para se preocupar. Segunda ela, com a construção de galerias e com as obras de tubulação realizadas na região, não houve mais alagamentos. Quando chegamos aqui, há sete anos, compramos algumas peças para o banheiro e a loja teve que entregar de barco. Hoje, felizmente isso não acontece mais, comentou.
A abertura da barra do Rio Acaraí, na ponte da Enseada, que começou na quarta-feira (2), também deve evitar transtornos. "O trabalho constante de limpeza de valas, dragagem e desassoreamento de rios e riachos, além de manutenção constante em ruas, são fundamentais para evitar determinados problemas. Investimos pesado em tubulação e galerias por toda a cidade. É o resultado positivo de um trabalho sério. As obras continuarão, sempre no sentido da prevenção", garantiu o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.