São Francisco do Sul ganha visibilidade internacional com estudo sobre TPA
São Francisco do Sul ganha visibilidade internacional com estudo sobre TPA

São Francisco do Sul vai ganhar visibilidade internacional na próxima semana. O artigo científico intitulado A implantação da Taxa de Preservação Ambiental como Política Pública visando o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em São Francisco do Sul será apresentado na 8ª Conferência Internacional da Associação de Pesquisa de Ensino Superior em Turismo, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, na Universidade de Paris (Panthéon-Sorbonne), na França. O convite veio da Universidade após seleção do artigo.
O artigo, escrito pela gerente de Turismo, Jamille de Freitas Machado Douat, pela diretora-presidente da Fundação Cultural, Andréa de Oliveira, e pelo secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, será apresentado por eles no dia 10. Segundo o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, que integrará a comitiva representando o Município, o convite é uma oportunidade para a cidade. Queremos mostrar o quão encantadora é São Francisco do Sul, além disso teremos a oportunidade de dividir o trabalho que estamos fazendo com agentes do segmento turístico em nível internacional. É um evento renomado e nossa cidade estará representada no destino turístico mais visitado do mundo.
Despesas da viagem, como passagens e a hospedagem, serão custeadas via patrocínio de empresas francisquenses que entenderam a importância da projeção da cidade em um evento desta natureza, reduzindo, dessa forma, o uso de recurso público. Já as demais despesas, alimentação e transporte, serão divididas entre diárias do Município e custeio próprio da equipe. A comitiva chega a Paris no dia 9 de outubro e retorna no dia 13. Todas as despesas da viagem do prefeito, incluindo passagem e hospedagem, serão custeadas por ele.
No evento e na embaixada do Brasil em Paris serão distribuídos materiais promocionais de São Francisco do Sul. A conferência é organizada por uma associação de pesquisa formada por pesquisadores da França e do Brasil. No entanto, vários destinos nacionais e internacionais estarão presentes apresentando seus trabalhos e falando de suas experiências, afirmou Jamille.
Para a produção do artigo, foram abordados eixos como patrimônio cultural, turismo e políticas públicas. Hoje, não é mais possível discutir as demandas públicas da cidade sem que haja uma reflexão acerca da necessidade de preservação do patrimônio natural e cultural, relata Andréa.
O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, atribui a seleção do trabalho na Conferência a um processo de validação dos estudos realizados. Ficamos realmente alegres com esse reconhecimento, o que nos traz a certeza de que estamos no rumo certo de que a TPA é de fato uma ferramenta de preservação ambiental, disse Gabriel.