São Francisco do Sul conta com ferramenta inédita no Brasil
São Francisco do Sul conta com ferramenta inédita no Brasil
São Francisco do Sul é a primeira cidade do Brasil a ter seu parque de iluminação pública 100% descrito com imagens digitais associadas a cada luminária. Através de um mapa interativo totalmente online no site da SQELuz (www.sqeluz.com.br), empresa contratada pela Prefeitura para prestação do serviço, os gestores municipais contam agora com acesso ao cadastro das unidades, através de qualquer equipamento conectado à Internet. A ferramenta é importante para o planejamento das obras de modernização e de ampliação para universalização da iluminação pública.
Para o prefeito Luiz Roberto de Oliveira, o instrumento permite agilizar procedimentos. Com a possibilidade de visualização das imagens cadastradas de todas as ruas onde existe iluminação pública, teremos uma ferramenta de apoio ao planejamento municipal e verificação de infraestrutura para emissão de certidões, por exemplo. Em alguns casos, inclusive, dispensando a necessidade de realização de vistorias em campo, com a otimização de prazos e tarefas, explica Luiz Zera.
O secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Integração (Seinfra), Norberto Sganzerla, complementa, ainda, que a documentação fotográfica será bastante útil ao IPHAN, SPU, Correios e unidades da Prefeitura que precisam visualizar logradouros para elaborar projetos e pareceres, como é o caso da própria Seinfra. É uma grande inovação por ser algo único que abrange todos os locais que tenham iluminação pública e com imagens de excelente qualidade, relata Sganzerla.
As imagens permitem, ainda, uma visão do entorno do poste com a luminária (pavimentação, calçada, arborização, etc). Outra vantagem é a possibilidade de a coleta de informação ser feita sem o deslocamento para verificação no local. As legendas no mapa representam os tipos de lâmpadas e luminárias existentes, permitindo o conhecimento e avaliação das características técnicas de toda a iluminação, contribuindo para a melhor eficiência na prestação deste serviço aos cidadãos.