
"Se a população não colaborar, pode faltar água nos próximos dias." A afirmação é do diretor do Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de São Francisco do Sul, Fernando Ledoux que emite um alerta aos moradores e veranistas.
A preocupação se deve ao grande número de turistas que estão chegando a ilha. Sexta-feira, 26, a principal rodovia que dá acesso as praias, a BR 280, chegou a registrar mais de 10km de congestionamento. Isso significa que nos próximos dias São Francisco do Sul pode aumentar em até quatro vezes o número de habitantes. O município deve receber mais de 300 mil turistas para a festa da virada do ano.
Apesar da ótima estrutura nas praias preparada durante todo o ano e dos altos investimentos realizados pelo Samae, melhorando e ampliando o abastecimento de água, o órgão está preocupado e alerta a população sobre o consumo consciente. "Ao todo, o Samae investiu cerca de R$4,5 milhões em melhorias que inclui a troca de rede, melhorias na captação de água, além da compra de um gerador próprio e a construção de um novo reservatório. Este ano tivemos o segundo maior investimento da nossa gestão, construímos um novo reservatório com capacidade para 2,2 milhões de litros no Ubatuba, acrescentou.
Ledoux lembra também que o Samae em parceria com a Prefeitura está fiscalizando os consumidores que estiverem fazendo o uso indevido da água. A troca diária da água de piscinas de plásticos e o uso de lavadores de alta pressão são alguns dos exemplos de consumo excessivo de água. A ação, quando flagrada por um fiscal do Samae, pode gerar corte no abastecimento por 48 horas e até multa, conclui.
Com o aumento da população, somado ao dia de calor, os reservatórios tiveram uma baixa, esta baixa está dentro das expectativas do Samae, porém o monitoramento é constante e o alerta para a população colaborar e racionalizar o uso é fundamental para que este período mais critico seja superado.