Reunião trata da instalação de polo educacional da Udesc em São Francisco do Sul
Reunião trata da instalação de polo educacional da Udesc em São Francisco do Sul

São Francisco do Sul pode ter um novo polo educacional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Na manhã de hoje (31), o prefeito Renato Gama Lobo recebeu a visita da secretária estadual de Educação, Simone Schramm, e do reitor da Udesc, Marcus Tomasi. Na ocasião, foram iniciadas as tratativas com o Município. A ideia é utilizar o prédio da antiga Escola de Educação Básica Felipe Schmidt para a execução do projeto.
Para o prefeito, a instalação de um polo de ensino superior vai auxiliar diretamente no desenvolvimento do município. Precisamos desse salto na educação. Não tem como construir um Município melhor e mais desenvolvido sem o incentivo no ensino, que não deve ser apenas focado em nossas crianças, mas também nos jovens e nos adultos, afirmou.
Gama Lobo ainda ressaltou que a utilização do prédio do Felipe Schmidt é uma forma de valorização da história da cidade. Esse espaço faz parte da história dos nossos moradores. Todo mundo conhece alguém que estudou ali. Além disso, ocupar novamente esse prédio é uma forma de valorizar o nosso patrimônio cultural.
Desde o fechamento da escola, a Secretaria de Estado da Educação vinha buscando novas formas de utilização do espaço. Estamos desde o início estudando a possibilidade de instituir um polo de educação em nível superior junto à escola Felipe Schmidt. Hoje, com a presença do reitor, formalizamos essa iniciativa, afirma Schramm.
Ainda na oportunidade, Simone afirmou que as primeiras conversas serão para discutir cursos que atuarão diretamente para a ampliação do potencial da cidade. O objetivo é o desenvolvimento de cursos que venham aprimorar e qualificar os francisquenses. Uma forma de ampliar também o desenvolvimento econômico e a qualidade da mão de obra.
Agora, serão iniciadas as tratativas documentais e o encaminhamento para o Ministério da Educação para a habilitação do polo da Udesc em São Francisco do Sul. Em Laguna, por exemplo, o polo educacional já conta com mais de 500 alunos.