Projeto Gerando Oportunidades é lançado em SFS

Projeto Gerando Oportunidades é lançado em SFS

Publicado: 06/08/2015 08:33:08
Compartilhe:

Cerca de 100 apenados da Unidade Prisional Avançada (UPA) da Ribeira, localizada no bairro Miranda, ganharam uma nova oportunidade de reintegração ao núcleo social nesta quarta-feira (5), através da assinatura de convênio do Projeto Gerando Oportunidades.

Por intermédio do projeto, os apenados da unidade terão a oportunidade de capacitação através de aulas de alfabetização ministradas por professores contratados pela Secretaria de Educação, que teve o pontapé inicial hoje com a aula inaugural. Outras atividades serão colocadas em prática como o trabalho de reciclagem de papel, uma parceria com a Fundação Cultural. Além disso, os apenados podem contar com os serviços de assistência psicossocial e atendimento médico. “A Constituição afirma que devemos oferecer assistência, cultura, educação, saúde para todos e esse é o trabalho do Poder Executivo por intermédio das parcerias. Queremos preencher as lacunas daqueles que estão cumprindo sua pena através dessas atividades”, explica a secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Clarice Portella de Lima.

O desenvolvimento da capacitação tem como objetivo oferecer aos apenados melhores oportunidades no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. A contratação de cinco apenados, que estejam em regime semiaberto, para desenvolver serviços para o município também está prevista no projeto. A renda do trabalho poderá ser enviada à família ou depositada em conta para que o apenado utilize após o período de reclusão. “Eu acredito que oferecer uma oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho, junto da educação, é o melhor caminho para que o apenado consiga seu espaço dentro da sociedade”, afirma o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira.

O projeto, fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Conselho da Comunidade da Comarca de SFS, Poder Judiciário e Secretaria de Justiça e Cidadania, é focado nos presos que cometeram crimes leves e, além da reintegração, diminui a pena. A cada três dias de participação nas atividades do projeto, um dia de pena é reduzido. As secretarias de Educação, Saúde e a Fundação Cultural também estão envolvidas no projeto.

De acordo com o juiz da Vara Criminal da comarca de SFS, Gustavo Schwingel, o perfil dos detentos, que relaciona que 70% dos reclusos não possuem o primeiro grau completo, pesou na estruturação do projeto. “A capacitação do recluso que se agregada à vontade do agente propicia oportunidade para locação em posto de trabalho, fator decisivo para o acolhimento do egresso em detrimento da reincidência. Tem-se, desta forma, o ensino como um instrumento para benefício de todos”, complementou Schwingel.

Categorias