Projeto é lançado durante Feira do Livro

Projeto é lançado durante Feira do Livro

Publicado: 25/08/2015 11:14:33
Compartilhe:
Início
Mídias

Integrando a programação da Feira do Livro, foi realizado, ontem (24), o lançamento do Projeto ‘Outras Antonietas, várias Nair e muitas Maria Júlia’, no Cine Teatro X de Novembro. O projeto foi adaptado pela professora e assistente técnica da GERED, Alessandra Cristina Bernardino, que já desenvolveu o trabalho em cidades como Araquari e Joinville, agora foi a vez de São Francisco do Sul. A ideia é homenagear e dar visibilidade a professoras afrodescendentes que fizeram um trabalho diferenciado em sua comunidade. Na noite de ontem, foram homenageadas as professoras francisquenses Nair e Maria Júlia.

O projeto é uma homenagem à professora Antonieta de Barros, conhecida por ser a primeira mulher a integrar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Negra, nascida em 1901 em Florianópolis, foi também escritora e educadora. Lutou para conquistar espaços negados a mulheres – e ainda mais a mulheres negras. Ela é a inspiração do projeto “Outras Antonietas”, que lançou uma plataforma digital com o objetivo de dar visibilidade às professoras negras de Santa Catarina.

Outras Antonietas é um projeto alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), subsidiado pela Fundação Palmares do Governo Federal, que consiste em uma plataforma digital com informações sobre professoras negras no Estado de Santa Catarina. O projeto dá visibilidade ao protagonismo de mulheres negras professoras de Santa Catarina, contribui com a preservação da memória negra no Estado e disponibiliza pesquisas científicas com o tema: docência negra feminina.

Categorias

prev
next