Projeto da Secretaria de Meio Ambiente contempla escolas municipais
Projeto da Secretaria de Meio Ambiente contempla escolas municipais

Ocorreu ontem (02/03), a entrega do pagamento dos prêmios do edital que selecionou propostas de trabalho em Educação Ambiental no Ensino Formal e Não-Formal. As escolas vencedoras foram: a Escola Básica Municipal Waldemar da Costa, localizada no Bairro Água Branca e a Escola Básica Municipal Ramiro Bueno da Rocha, do Bairro Ervino.
A iniciativa do projeto, proposto pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), visa a parceria com Instituições Públicas de ensino e a implementação de projetos e práticas educativas voltadas à sensibilização e a mobilização da comunidade sobre as questões ambientais.
O edital incentiva a produção e a difusão de conhecimentos, mediante financiamento no valor de 80 mil reais, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). Foi contemplado no projeto uma bolsa de Iniciação Científica e duas de Iniciação Científica Júnior, que estão sendo oferecidas respectivamente aos professores coordenadores e aos alunos estagiários diretamente envolvidos na implementação do projeto.
Confira as propostas de trabalho das escolas vencedoras:
Permacultura para uma Escola Sustentável da E.B.M Waldemar da Costa - Bairro Água Branca.
Permacultura na Escola é um pioneiro e criativo Programa de ação em educação e gestão ambiental focado na sustentabilidade escolar. Trata-se de um método ecológico e holístico para desenhar, planejar e manter ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis, o design de sistemas ecológicos de assentamento humano, dentre eles a escola. Para tanto, propõe-se uma ação articulada em três eixos temáticos o currículo, a gestão e o espaço físico da escola.
Esse método holístico de planejamento ambiental, busca desenvolver soluções sustentáveis para a escola, como um pátio vivo e produtor de alimentos, como soluções para reuso e reciclagem de recursos, além de promover a difusão de atitudes e valores ecológicos para a comunidade, auxiliando no desenvolvimento de habilidades específicas e de conteúdos procedimentais e atitudinais na escola.
Projeto Laboratório Restinga da E.B.M Ramiro Bueno da Rocha - Bairro Ervino:
O projeto Laboratório RESTINGA tem como objetivo disponibilizar um laboratório de informática completo para a Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha que será construído com um container reutilizado, alocando em seu interior uma sala de aula de informática.
Este projeto irá integrar alunos, pais e professores da Escola diretamente com a recuperação da vegetação Restinga, pois a parte superior externa do laboratório servirá como viveiro em forma de telhado verde, para reprodução de espécies nativas que posteriormente serão transferidas para vegetação nativa local, exercendo trabalho voluntário na recuperação e replantio de quatro áreas prioritárias para recuperação.
O laboratório ficará à disposição em período integral para a Escola, e no período noturno será utilizado pelo Instituto RESTINGA para ministrar treinamentos e palestras sobre conscientização ambiental, cursos gratuitos à comunidade e treinamentos, viabilizando assim outros projetos, como a Fábrica de sites que tem como objetivo ministrar treinamentos de Desenvolvimento de Web sites para jovens adolescentes, a fim de selecionar os alunos que melhor se destacarem para trabalhar criando sites com preços acessíveis para empresas privadas locais e regionais.
Os dois trabalhos serão executados em um período de nove meses e contarão com um seminário de divulgação pública dos resultados alcançados, em data específica no segundo semestre de 2017.