
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está implantando o Programa de Monitoramento Ambiental de São Francisco do Sul. O objetivo é caracterizar o atual estado da qualidade da água e do ar, levantando as principais atividades potencialmente causadores de degradação ambiental no município, bem como criar um banco de dados que permita acompanhar a longo prazo a evolução dos principais indicadores.
Para o monitoramento, serão utilizadas cinco estações meteorológicas, nas quais uma já está em funcionamento e quatro estão instaladas em fase de testes e ajustes, além do Aeroqual, monitor que verifica a qualidade do ar, e que também está em fase de testes, na região central da cidade. Com esse equipamento é possível analisar a qualidade do ar em pontos estratégicos, permitindo a verificação de prováveis fontes poluidoras.
Com o programa, os seguintes dados meteorológicos serão aferidos: velocidade e direção dos ventos; precipitação; temperatura e umidade; pressão barométrica; ponto de orvalho e sensação térmica. Os registros serão coletados instantaneamente e analisados conforme a característica dos trabalhos a que se destinam, como, por exemplo, análise de áreas de risco de alagamento, análise da dispersão de poluentes atmosféricos, entre outros.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, o monitoramento é importante tanto para as informações que serão coletadas quanto para as tomadas de decisões posteriores à coleta. Ele explica que os dados fornecidos pelas estações meteorológicas possibilitam um melhor desenvolvimento de pesquisas, previsão do tempo, uma verificação de épocas mais chuvosas, a fim de alertar a comunidade que vive em áreas de risco de enchentes, assim como outros levantamentos. Além de permitir atender as necessidades específicas, agindo imediatamente em casos de impactos ambientais pontuais, ressalta.