Procon dá dicas de compras para a Black Friday

Procon dá dicas de compras para a Black Friday

Publicado: 21/11/2019 10:47:12
Compartilhe:

Fique atento com as compras no próximo dia 29 de novembro, ocasião em que acontece mais uma campanha Black Friday em lojas de todo o Brasil. O evento tem atraído cada vez mais consumidores, principalmente em compras pela internet, por conta dos descontos mais atrativos e facilidades oferecidas.

O Procon alerta que, apesar de ser uma excelente oportunidade para se comprar produtos com descontos acima do normal, é necessário que o consumidor redobre a atenção e tenha alguns cuidados para não ter problemas com as compras online e para não ter seus direitos violados; 

Orientações na compra pela internet:

- Pesquisar se o site onde deseja realizar a compra é de confiança (a maioria dos sites verdadeiros apresentam um cadeado na barra de endereço para indicar que o site é seguro).

- Não clicar em links de promoções que aparecem em redes sociais (Facebook, Instagram), pois geralmente estes links direcionam o usuário para sites falsos.

- Os sites verdadeiros costumam aceitar todos as formas de pagamento, tais como cartão de crédito, débito e boleto bancário, e também aceitam opções de parcelamento para as compras com cartão de crédito. Já os sites falsos costumam aceitar apenas pagamento através de boletos, sendo que o pagamento destes boletos são direcionados para contas de pessoa física, e não de pessoa jurídica. Portanto, desconfie!.

- Para o consumidor que tem interesse em determinado produto, o ideal é começar a pesquisar o preço do produto desejado com bastante antecedência para verificar se o produto realmente está em promoção e que não se trata de uma falsa promoção ou de uma propaganda enganosa.

- Observar nas pesquisas de preço, se houver um produto com uma faixa de preço “X” na maioria das lojas virtuais, e em outra loja o preço do mesmo produto está muito abaixo do preço de mercado, o consumidor também deve desconfiar, pois pode se tratar de um site falso, em que o consumidor faz o pagamento e não recebe o produto.

Por fim, o Procon se coloca à disposição para esclarecer dúvidas dos consumidores e de fornecedores, ou para registrar as reclamações em casos que o consumidor tiver seus direitos violados. Lembrando que o Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h na Rua Barão do Rio Branco, n° 217, Multiuso, Centro – Telefone para contato: 151 (ligação gratuita) ou 47 3471-2263.

Categorias