Primeiro dia da festa mais tradicional de São Chico movimentou o Centro Histórico
Primeiro dia da festa mais tradicional de São Chico movimentou o Centro Histórico

A 32ª Festilha teve início ontem (20) e encheu de cor o Centro de São Francisco do Sul. A Festa das Tradições da Ilha segue até o dia 24 de abril e conta com uma programação repleta de cultura local. Ao todo, são cerca de 150 fazedores de cultura envolvidos. Para a abertura oficial, a festa teve a participação da Banda Guarani.
A Festilha, que marca o aniversário de 175 anos de elevação de São Francisco do Sul à categoria de cidade, coroa o momento festivo, valorizando o que temos de mais importante: as pessoas.
“É um prazer poder comemorar o aniversário do nosso município com essa belíssima festa que nos alegra há mais de três décadas”, destacou o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Ele ainda explica que “não estamos apenas festejando, estamos prestigiando a nossa cidade, valorizando a nossa cultura, nosso folclore, nossas músicas e nossa história. Esse é o principal espírito da festa.”
Neste ano, são três espaços para as atrações: Pavilhão dos Açores (Aterro da Babitonga), Pavilhão Babitonga (Mercado Público Municipal) e Espaço Cultural Júlia da Costa (Rua Babitonga). No total, 17 entidades estão envolvidas com a parte gastronômica, sendo 13 no Pavilhão dos Açores e quatro no Pavilhão Babitonga.
O Espaço Cultural Júlia da Costa é uma área dedicada ao artesanato local,onde os visitantes podem contar com um espaço moderno, de integração e experiência. A programação também conta com grupos folclóricos que mantêm a tradição de anos com suas apresentações.
Para finalizar a cerimônia, o prefeito Godofredo realizou o descerramento da placa em homenagem ao ex-prefeito Odilon Ferreira de Oliveira, que passará a nomear o Mercado Público Municipal.