Prefeitura oficializa repasse de recursos a seis entidades
Prefeitura oficializa repasse de recursos a seis entidades

A Prefeitura de São Francisco do Sul oficializou o convênio com seis entidades do município hoje (24) pela manhã no Gabinete do Prefeito Luiz Roberto de Oliveira. O convênio garante repasse de recursos às associações que trabalham em prol da sociedade. No total, a Prefeitura destinará pouco mais de R$ 1,3 milhão às causas sociais que cada instituição desenvolve.
Representantes dos Bombeiros Voluntários, Grupo de Voluntárias do Hospital e da Comunidade de São Francisco do Sul, Associação Comunitária Cristã São Paulo Apóstolo Lar dos Idosos, Casa de Recuperação e Reintegração Família Ágape, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) participaram da reunião com o prefeito Luiz Zera e os secretários de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Olivet, e de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Clarice de Lima Portella.
Em sua fala, o prefeito abordou que a manutenção dos convênios foi difícil em virtude da crise que assola os municípios e exemplificou citando os problemas financeiros ocasionados pela não revisão do pacto federativo fiscal, em que os municípios continuam recebendo uma pequena parcela da arrecadação, e a diminuição dos royalties. Um prefeito não governa apenas na bonança, mas nos períodos de dificuldades encontrando soluções dentro deste cenário de crise que presenciamos. Fizemos um esforço para garantir os recursos a estas entidades que trabalham pela cidade para fazer, voluntariamente, algo de bom pelos francisquenses, destaca Luiz Zera.
Os valores repassados por meio do convênio ajudam as instituições a realizarem seus trabalhos. A Rede Feminina de Combate ao Câncer, por exemplo, realiza por mês, em média, 250 exames de mamografia que são cruciais no tratamento precoce do câncer de mama. Além de exames Papanicolau, o preventivo, e suporte às famílias carentes com apoio psicológico e transporte. A APAE presta atendimento a 90 pessoas com deficiência. E se não tivéssemos o trabalho destas entidades? A população precisa e fiz o possível para manter os convênios porque respeito muito o trabalho social desenvolvido, complementa o prefeito.
Para o presidente da Corporação dos Bombeiros Voluntários, Celso dos Santos, o convênio é uma forma do reconhecimento do trabalho dos Bombeiros. Com o repasse conseguimos manter a instituição funcionando 24 horas, sete dias na semana. Temos uma estrutura operacional grande e para que se mantenha, esta parceria é fundamental, frisa Santos.