Prefeitura moderniza sistema de compras com consórcio público
Prefeitura moderniza sistema de compras com consórcio público

Com o objetivo de contratar serviços públicos com melhor custo-benefício, a Prefeitura de São Francisco do Sul aderiu, em junho deste ano, ao Consórcio Intermunicipal Catarinense (Cimcatarina). Este consórcio público multifinalitário, que agrega licitações compartilhadas, telefonia móvel, iluminação pública, entre outros, está presente em mais de 40 municípios do Estado.
São Francisco do Sul já está atuando com o consórcio nos serviços de iluminação pública, mas, a partir deste mês, também estará participando das licitações compartilhadas. Fazem parte dessas licitações a compra de medicamentos, pneus, material ambulatorial, equipamentos de informática, odontológicos e mais.
Segundo o gerente de projetos do Núcleo Avançado de Gestão (NAG), Leonardo Antunes Menegotto, esta forma de licitação possibilita um preço muito mais barato. O que acontece, de forma simples, é que na licitação compartilhada os 40 municípios conveniados compram os mesmos itens em grandes quantidades, gerando assim uma competitividade maior e uma diminuição considerável no preço, ressaltou.
Menegotto também exemplificou esta diminuição de valores nas licitações por meio do consórcio. O que era pago em 1 litro de soro, hoje, com o Cimcatarina, é o equivalente a compra de 5 litros, ou seja, agora podemos comprar, se necessário, cinco vezes mais pelo mesmo valor.