
A primeira reunião de trabalho para tratar sobre a organização da 31ª Festilha - Festa das Tradições da Ilha, aconteceu hoje (26) pela manhã, no Terminal Turístico Naval. O presidente da Fundação Cultural, Rangel Friolin, e a secretária de Turismo, Jamille Douat, receberam os representantes de entidades e de empresas para repassar o que está sendo organizado para o evento, de 12 a 15 de abril, que comemora o aniversário de São Francisco do Sul enquanto cidade, que este ano comemora 172 anos.
Entre os temas apresentados está o uso do espaço na Rua Babitonga, onde será realizada a festa, além da organização das entidades. Entre as novidades para esta edição estão a retomada do concurso da Rainha da Festilha, a participação de restaurantes no setor gastronômico e o desfile dos grupos folclóricos. Temos que potencializar as nossas tradições, dando espaço e visibilidade à produção e aos talentos locais, e a Festilha é o momento ideal, pois a festa nasceu para isso, explica Friolin.
A secretária de Turismo apresentou a nova logo da Festilha, escolhida por meio de concurso que teve como vencedor o artista plástico Adriano Comitti, e que será usada como símbolo de um novo momento para a festa. Estamos buscando qualificar o evento e torná-lo mais atrativo. Este ano, algumas ações já serão colocadas em prática. Outras executaremos ano que vem, mas a ideia é profissionalizar sem perder o foco na tradição, relata Jamille.
A professora do curso de Gastronomia da Univille, Mariana Duprat, foi convidada para a reunião. A ideia é de que a Univille colabore com o cardápio das entidades responsáveis pela parte gastronômica. Esse movimento de transformar a Festilha é importante para movimentar a cidade, o turismo e fortalecer a cultura. A gastronomia faz com que a gente se aproxime da região, destaca Mariana.
Após o Carnaval, será lançado pela Prefeitura o edital de credenciamento visando à seleção de entidades beneficentes e/ou culturais, sem fins lucrativos, com sede em São Francisco do Sul, para participação e comercialização de comidas e bebidas.
Texto: Michele Fontes