Prefeito participa de comitiva para tratar da retomada das obras na Costa do Encanto
Prefeito participa de comitiva para tratar da retomada das obras na Costa do Encanto

A retomada da obra de pavimentação no trecho da Costa do Encanto, que liga a Vila da Glória a Itapoá, foi tema da reunião do prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, juntamente com o deputado federal Darci de Matos, o prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, o presidente da Câmara de Vereadores de SFS, Wilson Ledoux Batista, entre outras lideranças, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Kukina, ontem (5), em Brasília.
Na reunião, a comitiva apresentou a proposta de que a análise do estudo de impacto ambiental seja de competência do IMA. O STJ está analisando recurso se a competência do licenciamento ambiental da obra fica sob a responsabilidade do IMA ou do Ibama. O Ministério Público Federal, autor da ação sobre o licenciamento em 2011, é favorável ao acordo. Dentre tantos encontros e tentativas, essa, de fato, foi a reunião em que saio mais otimista de que daqui para frente, vamos caminhar, acelerar e vencer este obstáculo para que a obra de pavimentação da Costa do Encanto seja retomada, diz Renato Gama Lobo que agradeceu, ainda, a dedicação do deputado federal que intermediou a reunião com o ministro.
Para Matos, a retomada da pavimentação, parada desde 2016 em função do impasse judicial, é relevante para o turismo local. Essa obra é de extrema importância, pois alavanca, incentiva o turismo e a economia local, trazendo qualidade de vida para as pessoas que vivem na região, salienta.
A obra do projeto Costa do Encanto, que é do Governo do Estado com o intuito de desenvolver de forma integrada o turismo em municípios do Norte catarinense, prevê a pavimentação de 15 km entre a Vila da Glória e Itapoá, deste total, menos da metade está pavimentado.
Além desta pauta, o prefeito aproveitou a viagem para tratar de assuntos relacionados à educação, no Congresso Nacional, em que conversou com o secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, sobre a utilização do prédio que abrigou a Escola Felipe Schmidt, hoje fechado, e a superlotação da Escola Estadual Básica Engenheiro Annes Gualberto, no Paulas.