
Neste fim de semana, a Prainha foi palco da 1ª etapa do Surf Talentos Oceano, competição válida pelo circuito SCQS 6000 da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). Esta foi uma etapa especial, pois comemorou os 20 anos do primeiro evento de surfe da marca. O campeonato foi acompanhado pelo proprietário da Oceano, Afonso Eggert Júnior.
Representantes de nove estados brasileiros competiram nas ondas da Prainha. Foram oito categorias disputadas: petiz, infantil, iniciantes, mirim, júnior, feminino infantil, feminino mirim e feminino open. Na categoria iniciantes, o catarinense Noah Machado ficou em primeiro. Na júnior, Hedieferson Junior. Na feminino open, a atleta de São Francisco do Sul, Ana Luiza Romão, ficou em primeiro lugar. Na mirim, Luã Silveira, seguido do atleta francisquense Heitor Muller. Na feminina mirim, Pâmela Mel. Na petiz e masculina infantil, o paranaense Anuar Chiar. E, por fim, na categoria feminino infantil, Gabriely Vasque foi a campeã.
O circuito teve como principal objetivo abrir portas para as futuras gerações de talentos do surfe, gerando reconhecimento nacional do esporte amador, além de valorizar a sustentabilidade, com atividades que vão de gincanas a ações de conscientização ambiental.
Para o secretário de Esportes, Juliani de Barros, eventos como esse estimulam ainda mais a prática do surfe e colaboram na visibilidade de São Francisco do Sul. É sempre uma alegria ter nossa cidade como palco de eventos esportivos. No cenário do surfe, a Prainha já é conhecida e recomendada para campeonatos. Nosso objetivo é movimentar e nos colocar ainda mais em evidência para eventos futuros, afirma.
Nos dois dias de evento, foram realizadas atividades em parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o projeto Keep The Ocean Blue. Na oportunidade, ocorreu a limpeza da praia, distribuição de mudas nativas, sorteio de brindes e Ecofeira, que consiste na troca de resíduos recicláveis por hortifruti.
Na Ecofeira, foram arrecadados 240 kg de resíduos e 200 litros de óleo vegetal utilizado. Em contrapartida, foram doados 240 kg de hortifruti e 250 mudas. Todos os materiais recolhidos pela Secretaria de Meio Ambiente serão destinados para famílias que trabalham com a reciclagem.
Texto: Amanda Branco
Fotos: GECOM e Marcio David