
A transmissão ao vivo, realizada no gabinete do prefeito na manhã desta quinta-feira (26), foi dedicada ao programa Mãos à Obra que entra na sua fase três com o lançamento de um novo pacote de obras no montante de R$ 20 milhões e que contemplará no seu conjunto diversas obras estruturantes de envergadura no município.
Em pavimentação asfáltica, serão aproximadamente 21.500 metros de vias contempladas em todas as regiões da cidade. A via de maior extensão será a Estrada Geral do Forte, com 4.800 metros e que passará por completa reestruturação. No Paulas, uma ótima novidade, onde toda a orla será asfaltada, a Francisco Machado de Souza (700 metros) e a Francisco Mascarenhas (4.100 metros).
Outra obra de envergadura, e tão esperada pela comunidade, é a urbanização com pavimentação asfáltica da Rua Binot Paulmier de Gonneville, em São José do Acaraí, que abrangerá a extensão de 3.200 metros da via até o centrinho da Tapera. No sul da ilha, o Ervino ganhará 2.200 metros da sua orla asfaltada, num primeiro momento (numa próxima etapa, a obra da orla terá extensão total de 4.000 metros). O Distrito do Saí, no continente, também não ficou de fora, pois a Estrada Eduardo Ledoux receberá pavimentação na sua extensão de 1.340 metros, mesma coisa na Rua Maria Hilda Leite (816 metros).
Água Branca, Majorca, Rocio Grande e Ribeira não ficaram de fora. Uma das solicitações atendidas será a travessia na saída da Água Branca que cruza a BR 280, com a construção de uma trincheira para pedestres e ciclistas. Estamos tentando abranger ao máximo as demandas infraestruturais das vias de maior fluxo e principais dos bairros, ressalta o coordenador no Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cláudio Pereira dos Santos.
Os projetos estão em processo licitatório para contratação das empresas que irão executar as obras. A fonte dos recursos são convênios com Governo Federal, financiamentos e recursos ordinários do próprio município. A previsão é de que as ações comecem entre outubro e novembro. Teremos obras acontecendo durante a temporada e contamos com a compreensão de todos, pois o transtorno é passageiro para que tenhamos um benefício posterior duradouro, disse Santos.
Com as ações já concluídas, em andamento e agora com a fase três do programa Mãos à Obra, o valor global de investimento totaliza R$ 50 milhões. Tão importante quanto executar obras é projetar o futuro da cidade. Temos enfrentado os maiores desafios para preparar a prefeitura e a gestão pública ao cenário atual e ao futuro de São Francisco. O então pacote de obras representa mais uma conquista para que possamos oferecer infraestrutura adequada e melhor qualidade de vida ao cidadão francisquense, enfatiza o prefeito Renato Gama Lobo.
Ações da fase três do programa Mãos à obra:
Urbanização e asfaltamento da Rua Binot Palmier de Gonneville (Acaraí/Tapera)
Asfaltamento da Estrada Eduardo Ledoux (Vila da Glória)
Asfaltamento da Rua Maria Hilda Leite (Vila da Glória)
Urbanização e asfaltamento da Rua Francisco Machado de Souza (Paulas)
Asfaltamento da Rua Francisco Mascarenhas (Paulas)
Asfaltamento do primeiro trecho da Estrada da Ribeira (Ribeira)
Asfaltamento da Estrada da Pedreira (Ribeira)
Asfaltamento da Rua Rio do Campo (Majorca)
Asfaltamento da Orla do Ervino (Ervino)
Asfaltamento da Rua Joinville nos trechos da BR 280 até a Rua Binnot Paulmier de Gonneville (Acaraí) e do Supermercado Carlão até a Rua João Bonifácio (Rocio Grande)
Asfaltamento da Rua Manoel Gomes Rites (Acaraí)
Asfaltamento da Rua João Bonifácio Correa (Água Branca)
Construção de trincheira para pedestres e ciclistas na BR 280 (Água Branca)
Reestruturação da pavimentação asfáltica na Estrada Geral do Forte (Ubatuba/Forte)
Asfaltamento da Avenida das Dunas (Praia Grande)
Restauração do casarão anexo à prefeitura (Centro Histórico)