Nota Febre Amarela
Nota Febre Amarela

Nos últimos meses a Febre Amarela é a doença que vem sem dúvidas tornando-se a mais discutida nos meios de comunicação e também com isso muitas dúvidas surgem.
Primeiro vale ressaltar a população que os macacos não transmitem a doença aos humanos, esses animais são vítimas da febre amarela assim como os humanos e eles tem papel importante no monitoramento da doença, pois servem como sentinelas do problema.
A doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre e pode ser transmitida pelo Aedes aegypti em ambiente urbano.
No momento o município de São Francisco do Sul não possui registro de casos da doença nem em macacos e nem em humanos. O município não é área de recomendação da vacina contra a febre amarela; sendo que somente pessoas que tenham programação para viagem a áreas com recomendação desta vacina, devem buscar as unidades de saúde neste momento e verificar a sua situação vacinal.
Em Santa Catarina, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, 05 casos humanos suspeitos estão sendo investigados, que aguardam resultado ambulatorial. No Estado não se registra caso de infecção da doença desde 1966.