Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre profissional voluntário no Centro de Triagem
Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre profissional voluntário no Centro de Triagem

Em face da necessidade de profissionais de saúde tão imprescindíveis no momento, tivemos um voluntário que auxiliou nossos profissionais no centro de triagem do dia 15 de fevereiro até o dia 05 de março. O profissional em questão é médico formado em outro país com a primeira fase do revalida concluída e aprovada, também é enfermeiro formado no Brasil. Durante seu período de atuação no CT sempre esteve sob supervisão médica, efetuando procedimentos de suporte aos profissionais de saúde e acompanhamento dos pacientes.
As atuais alterações no centro de triagem com a ampliação do quadro de profissionais de saúde contratados pelo município, permitiu um alívio na necessidade de trabalho voluntário, dessa forma o profissional está trabalhando em outra localidade enquanto se prepara para a segunda fase do Revalida.
Para ampliar o enfoque sobre essa questão, há tutela de urgência em Chapecó, determinando que o CRM/SC permita atuação dos médicos que estão no processo de revalida por 4 meses, sendo que isso pode ser prorrogado, autorizando a contratação de pessoal para trabalhar frente ao enfrentamento do Covid-19. Esse mesmo processo que permite a ampliação dos quadros de profissionais atuantes, pode entrar em análise no jurídico municipal, permitindo um alívio enorme na pressão do sistema de saúde.