
O fim da tarde de ontem (12) foi de conscientização ambiental e exercício na praia de Ubatuba. Moradores e turistas participaram de um mutirão de limpeza e de uma aula gratuita de Crossfit, com três circuitos com duração de aproximadamente uma hora. Na ocasião, foram recolhidos 196 fragmentos nocivos à vida marinha, com maior incidência de bitucas de cigarro. Dos 196 resíduos encontrados, 77 eram cigarros deixados na areia.
Além de atividades esportivas, ocorreu também a entrega de 150 mudas nativas, com a participação do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).
Denominado de No Pan No Gain, a ação é uma parceria entre rádio Jovem Pan, a academia Crossfit Sinistro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul.
Para o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath, o objetivo de ações como essa é promover reflexão sobre a necessidade de mudar determinados comportamentos. Além de conscientizar, atividades deste tipo potencializam a informação sobre a grande problemática dos plásticos nos oceanos, aumentando dessa forma o cuidado com o ambiente praial, ressalta.
A poluição dos oceanos é um motivo de grande preocupação global. O despejo (ou esquecimento) de resíduos no ambiente praial é uma das principais causas. Latinhas, garrafas, filtros de cigarro e plástico estão entre os resíduos mais encontrados nas praias, acarretando na morte de diversos animais marinhos. Em setembro de 2018, São Francisco do Sul aderiu à campanha em nível mundial Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU). Lançada no Brasil em julho de 2017, a Campanha tem como objetivo desenvolver ações durante cinco anos para conter a maré de plásticos que invade os oceanos. O Município segue na realização de atividades de conscientização e limpeza das praias.
Texto: Amanda Branco