Município e Estado assinam termo de cooperação para gestão do Museu do Mar
Município e Estado assinam termo de cooperação para gestão do Museu do Mar

O Museu Nacional do Mar agora passará a ter gestão compartilhada entre Estado e Município. O termo de cooperação entre as duas esferas foi assinado na última sexta-feira (09), no Gabinete do Prefeito Renato Gama Lobo, com a presença do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, do Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, e do Diretor Presidente da FUCISF, Aldair Nascimento Carvalho.
De acordo com o termo, o Município passa a ter a competência para exercer a gestão administrativa do Museu de forma articulada com a FCC. Através da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, poderão ser desenvolvidos e executados projetos de educação patrimonial e a estrutura institucional do Município poderá ser utilizada para dar apoio e promover as atividades do Museu.
Lançamento do Portal Barcos do Brasil
O dia de sexta também foi de visita às dependências do Museu Nacional do Mar, para acompanhar o andamento das obras de reforma da estrutura. Até o momento, em torno de R$ 400 mil foram investidos para troca de vigas e conserto do telhado. A previsão é a de que o Museu esteja funcionando a todo vapor até a próxima temporada.
Após a visitação, as autoridades e convidados se reuniram no ambiente do Café do Museu para a cerimônia de lançamento do Portal Barcos do Brasil. Estiveram presentes: O arquiteto Dalmo Vieira Filho, a Superintendente do IPHAN em Santa Catarina, Lilian Nizzola, o Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, a Gerente Regional da Educação da ADR/Joinville, Lorena Rothbarth, o Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Arnaldo S. Thiago, e o Diretor Presidente da FUCISF, Aldair Nascimento Carvalho, que representou o Prefeito Renato Gama Lobo.
O Portal, que foi idealizado em parceria com a UDESC, é uma plataforma educativa e científica que disponibiliza mais de 800 obras sobre o patrimônio naval, sendo a maioria delas raridades. O acervo reúne livros, plantas, cartas náuticas e manuscritos, que fazem parte da Biblioteca Kelvin Duarte, no Museu do Mar. Esse Portal vem pra unir o museu, não só pelo mar, mas pelo meio digital ao mundo, ressalta o Presidente da FCC.
O Portal Barcos do Brasil pode ser acessado pelo seguinte link:www.portalbarcosdobrasil.com.br