Munícipes devem continuar procurando ESFs para imunização contra sarampo

Munícipes devem continuar procurando ESFs para imunização contra sarampo

Publicado: 05/11/2019 10:54:43
Compartilhe:
Início
Mídias

A atenção para os casos de sarampo continua crescente em Santa Catarina. Na última sexta-feira (1), a Prefeitura de São Francisco do Sul emitiu um comunicado para que o público que esteve presente no show do Alok, que aconteceu em 18 de outubro em Joinville, se dirija até uma unidade de saúde para verificar a situação vacinal, pois um paciente com suspeita da doença esteve presente na festa. Para facilitar a vacinação, a ESF do Acaraí ficou aberta no sábado (2), das 9h às 17h. Na ocasião, foram aplicadas 230 doses da vacina contra o sarampo. No entanto, a vacinação deve continuar, desde crianças de 6 meses a adultos de até 49 anos que ainda não foram imunizados.

Apesar da vacinação ser direcionada a adultos com até 49 anos, a enfermeira Kamille Negrão explica que, para casos de bloqueio da doença, a vacinação é feita em qualquer idade. “Por exemplo, no show do Alok, as pessoas, de qualquer idade, que tiveram contato com alguém com suspeita também devem procurar as unidades. Há diferença em rotina vacinal e casos de bloqueio da doença”, afirma.

Neste ano, até o dia 29 de setembro, foram confirmados 26 casos importados (de outros estados) de sarampo em Santa Catarina, além de 34 que estão em investigação ou reteste, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Como evitar a doença?

A doença não tem cura mas pode ser evitada por meio da vacinação que deve ser aplicada já na infância. Não existe tratamento para a doença, os sintomas são apenas amenizados com medicação. O sarampo é uma enfermidade causada por vírus altamente contagioso transmitido pelo ar.

Quem deve se vacinar?

Crianças com Idade entre 6 e 11 meses (dose extra)

Pessoas entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina tríplice viral

Pessoas entre 30 e 49 anos devem ter apenas uma dose

Pessoas acima de 50 anos devem tomar apenas em caso de viagens para áreas de risco.

Trabalhadores portuários.

Existe alguma contraindicação da vacina?

A única contraindicação é a aplicação da vacina durante a gestação, já que a vacina é produzida com o vírus vivo do sarampo de forma atenuada. Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher está mais vulnerável devido à baixa de imunidade comum nesse período. Também não é recomendado aplicar a vacina caso o paciente esteja com febre no momento da vacinação.

Onde posso tomar a vacina?

As vacinas estão disponíveis nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). Para se vacinar é necessário ir até a unidade mais próxima de você com a caderneta de vacinação e um documento com foto.

Para mais informações, você pode se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de você, ou entrar em contato pelo número (47) 3471-2278.

Categorias

prev
next