
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira, dia 22, teve uma programação especial em São Francisco do Sul. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente organizou a Frente de Combate ao Lixo no Mar, cuja abertura ocorreu no Terminal Turístico Naval com a participação de alunos do Colégio Francisquense e da fanfarra do Colégio Adventista. A iniciativa faz parte do Plano de Ação do município na campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, compromisso firmado em outubro de 2018.
Em sua fala, o prefeito Renato Gama Lobo se dirigiu aos jovens que formavam a maior parte do público presente no evento. A minha esperança de um Brasil melhor está depositada em vocês, jovens. E isso não é uma transferência de responsabilidade, é que eu acredito mesmo que os jovens podem promover a mudança de comportamento de que é preciso para termos um futuro melhor. Continuamos aqui fazendo a nossa parte, mas ações como a de hoje é para despertar em vocês esse sentimento de transformação, ressalta.
Integrando a programação do evento, 24 mergulhadores participaram da primeira Ação de Limpeza Subaquática da Babitonga que foi responsável pela coleta de materiais plásticos, utensílios de pesca, palmilhas de tênis, pedaços de lona, entre outros. Todo o resíduo coletado passou por triagem e terá a destinação correta. A Baía da Babitonga é um estuário, berço natural de diversas espécies e potencializador da economia pesqueira em nossa cidade. Precisamos cuidar bem deste ecossistema. Estamos falando do nosso futuro, relata o secretário de Meio Ambiente, Gabriel Daniel Conorath.
O evento que seria no Aterro da Babitonga, em razão da chuva, foi transferido para o Terminal e o passeio do programa Conhecendo Nosso Território - Navegando pela Babitonga será reagendado com as escolas participantes.