Festilha tem nova data
Festilha tem nova data

No último fim de semana de abril, dias 25,26 e 27, o Centro Histórico de São Francisco do Sul vai virar um verdadeiro palco de manifestações culturais, gastronomia, música e diversão. A Festilha Festa das Tradições da Ilha que está em sua 26ª edição, marca o aniversário de 167 anos de elevação de São Francisco do Sul à categoria de cidade, apesar de o município já contar com 510 anos de descobrimento. Uma homenagem cívica está marcada para o dia 15 de abril, data do aniversário, na Praça Getúlio Vargas, às 8 horas.
A alteração na data da festa foi necessária em razão do retorno da realização no Centro Histórico, um pedido amplo da comunidade, e que precisou ser readequada para abrigar mais um palco e praça de alimentação junto à Feira de Artesanato, valorizando ainda mais as atrações culturais e artísticas da cidade.
Toda a programação da Festilha vai acontecer na Rua Babitonga. A intenção desta mudança é promover o Centro Histórico. Temos um cenário tão bonito, uma paisagem única da Baía Babitonga e os casarões, que vamos utilizar este local que conta por si só as tradições da ilha, a nossa Festilha, explicou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.
A festa vai apresentar uma programação bastante variada. Mais de 70 artesãos e grupos culturais vão estar envolvidos diretamente na Festilha. Teremos um palco com uma programação bem variada e a praça de alimentação, disse Daia Carvalho, diretor da Fundação Cultural.
A parte gastronômica da festa vai contar com a participação de cerca de 20 entidades que servirão pratos como o tradicional pirão com linguiça e o penne al mare. Um dos pontos fortes da festa é a gastronomia que a cada ano vem inovando com novos pratos. Nesta edição teremos o lambe-lambe, com uma receita incrementada e que vai agradar muito o paladar dos visitantes, relatou Augusto Kolling, secretário municipal de Turismo.