Fatma informa que todas as praias da cidade estão próprias para banho
Fatma informa que todas as praias da cidade estão próprias para banho

Uma ótima notícia para quem adora a temporada de verão acaba de ser anunciada pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente). De acordo com o órgão, que realiza análises constantes de balneabilidade do litoral catarinense, todas as praias do município de São Francisco do Sul estão próprias para banho.
Esta é uma excelente notícia. Certamente representa um ganho para nossos moradores e também para turistas e veranistas que aproveitam nosso belo litoral. O resultado se deve a alguns trabalhos que vêm sendo realizados para preservar a orla de nosso município, comemorou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.
Entre as ações executadas para chegar a este resultado estão as caixas cloradoras, implantadas em alguns pontos dos balneários e, também, o processo de licenciamento das construções que está ainda mais rigoroso, sendo liberado apenas quando o sistema eficiente de tratamento sanitário está realmente de acordo com as normas estabelecidas para preservar o meio ambiente. Já a caixa cloradora tem como objetivo a remoção de bactérias, como, por exemplo, os coliformes. Este processo ocorre no efluente final, por meio da dosagem de hipoclorito de sódio.
A pesquisa de balneabilidade segue as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Começa com a coleta de amostras da água do mar em 195 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A Fatma seleciona esses pontos para que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas. As coletas são feitas mensalmente de abril a outubro e semanalmente de novembro a março - o pico da temporada de verão.
Sendo assim, os turistas e a comunidade de São Francisco do Sul, além de contar com as belezas históricas e naturais com enseadas, baías, costões, ilhas, parques e muito mais, também podem desfrutar de praias limpas e seguras. Para a temporada de verão 2013/2014 o município espera receber cerca de 450 mil veranistas.
A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.