Família na Escola
Família na Escola

A primeira edição do projeto Família na Escola foi um sucesso. O evento ocorreu no último sábado, (11/03), na Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha, no Ervino, e contou com a participação de grande parte das famílias da comunidade. A ação é realizada por meio da Secretaria de Educação, de forma voluntária, pela Gerente de Projetos, Cecília Terezinha de Oliveira Ricardo e pelo responsável pelo Ensino Fundamental I e II, Diogo Cidral.
O primeiro evento do Família na Escola foi maravilhoso. Foi surpreendente ver a empolgação e o envolvimento das crianças, dos pais e da comunidade nas oficinas oferecidas durante o dia todo, afirma Diogo, satisfeito.
A primeira oficina realizada foi a da horta. Na ocasião, as crianças e os pais aprenderam a plantar e a cuidar das hortaliças, auxiliados da presença de dois biólogos voluntários. Logo em seguida, participaram da revitalização de um dos bancos da escola. Essas ações parecem pequenas, mas é isso que faz a integração família, professor, aluno e escola, ressalta Diogo.
Após, foi a vez da oficina mais esperada do dia: a oficina de pizza. Nesta parte do dia, os pais e alunos puderam preparar desde a massa da pizza até chegar a hora de degustar o alimento preparado. O Prefeito Renato Gama Lobo e sua família também participaram desta oficina.
Segundo a diretora da escola, Roberta Ramos Buriti, um evento como esse proporciona um estreitamento no vínculo entre a comunidade e a escola. Toda a parte pedagógica tem muito a crescer quando abrirmos a escola para a comunidade e a família fazerem parte do processo educacional, afirma. Roberta ainda conta que o evento superou as expectativas. Os pais estão participando de todas as oficinas com os filhos. O legal é isso: ver pais e filhos aprendendo e passando um tempo juntos na escola.
De acordo com Geislaine Gonçalves Ferreira, mãe de dois alunos da escola, é muito importante ter a oportunidade de estar mais presente na vida escolar dos filhos. Dessa forma consigo acompanhar de perto o que eles estão aprendendo e ainda interagir nas oficinas. Sem contar que eles amam a nossa presença na escola. Meus filhos estavam muito ansiosos para este evento, afirma. Geislaine também conta que o dia na escola foi muito produtivo. Participei de manhã da oficina da pizza e foi muito gratificante ver o rostinho de satisfação dos meus filhos e das outras crianças. Na verdade, todo mundo amou.
O projeto, que tem como objetivo principal resgatar a presença das famílias nas escolas, será desenvolvido de forma piloto na escola do Ervino e ampliado para as outras escolas do município no ano que vem. Este evento é o primeiro de muitos que virão na rede. Estou muito feliz com o resultado e muito grato a comunidade do Ervino, finaliza Diogo.