Etapa final das obras de fiação subterrânea começa em abril
Etapa final das obras de fiação subterrânea começa em abril

Os últimos trabalhos nas obras da fiação subterrânea no Centro de Histórico de São Francisco do Sul estão prestes a serem realizados. Na tarde de ontem (19), ocorreu uma reunião na Prefeitura com representantes da Celesc e da Santa Rita Comércio e Instalações Ltda., empresa responsável pela execução da obra contratada pela Celesc, para os últimos apontamentos que levarão ao encerramento oficial do serviço. Após a conversa, foi realizada uma visita técnica para que a empresa responsável pudesse analisar os pedidos de melhorias feitos pela Prefeitura, como, por exemplo, em desníveis no paralelepípedo em calçadas e calçamento em vários trechos, ocasionados pela instalação da fiação subterrânea.
A previsão é de que, em aproximadamente 30 dias, a empresa realize os últimos ajustes e seja iniciada a remoção da fiação da telefonia, serviço que deverá ser feito com empresas deste ramo. Além disso, serão instalados novos postes, substituídas as luminárias atuais de alguns postes para otimizar luminosidade e retiradas as antigas estruturas. O objetivo é que a remoção comece prioritariamente logo após os eventos do município programados para o mês de abril.
Durante a visita técnica, um ponto importante citado pelo coordenador do Escritório de Projetos da Prefeitura, o engenheiro Angelo Pereira Costa, é o cuidado que os comerciantes devem ter com a instalação de barracas ou afins no trecho contemplado com a fiação subterrânea entre o Museu Histórico e o Museu Nacional do Mar. Este cuidado, na verdade, é uma preocupação com o bem-estar dos nossos moradores. Como a fiação é subterrânea, é extremamente necessário, mesmo com todo isolamento dos cabos, que não seja realizada nenhuma colocação de estacas no trecho, afirma. Qualquer instalação, mesmo que pequena, de estruturas como barracas, por exemplo, poderá resultar em uma descarga de alta voltagem no indivíduo. Nesse sentido, é importante que, antes de qualquer intervenção, seja feita a solicitação de alvará para a Prefeitura, que passará todas as especificações e cuidados necessários.
A obra de fiação subterrânea visa a diminuição da poluição visual causada pelos postes e fios, além da redução da manutenção da rede sem constantes interrupções no fornecimento de energia, a preservação do meio ambiente e da própria segurança da rede elétrica, que ficará protegida de eventos climáticos e colisões de veículos. No total, foram implantados mais de cinco mil metros de cabos de média tensão e 36 mil metros de baixa tensão.