Discussão sobre democracia e saúde e entrega de ambulância marcam conferência
Discussão sobre democracia e saúde e entrega de ambulância marcam conferência

A 10ª Conferência Municipal da Saúde, que aconteceu no último sábado (30), abordou temas importantes para o incremento das políticas de saúde pública nos âmbitos municipal, estadual e nacional. A conferência, realizada a cada quatro anos, elencou propostas de melhoria e ampliação do atendimento da saúde em São Francisco do Sul que serão levadas à conferência estadual, que ocorre em junho em Florianópolis.
O evento contou com a participação do palestrante Roland Ristow Júnior, especialista em saúde pública, que falou sobre a saúde como direito e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a palestra, foram formados os grupos de estudos para elaboração das propostas de melhoria na área.
Em um outro momento, ocorreu a eleição dos delegados. Marlene Dutra, Jardel Carlos Lacerda, Janet Pibernat e Shayane S. Moreira foram eleitos e representarão São Francisco do Sul no evento estadual. A partir de agora, um relatório será formalizado com as propostas levantadas no sábado. A conferência é um importante momento em que a população pode opinar nos assuntos que envolvem a saúde, reivindicando o que lhe é de direito nas políticas públicas, ressalta a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janet Pibernat.
O dia foi marcado, ainda, pela entrega da nova ambulância de simples remoção que ficará à disposição da Secretaria de Saúde. O veículo foi adquirido por meio de recurso do Ministério da Saúde com intuito de melhorar o serviço ofertado. A nova ambulância será utilizada para auxiliar no transporte de pacientes acamados, visando melhorar a qualidade do atendimento oferecido, explica a secretária de Saúde, Nádia Raposo.