Desafio de Maratonas Aquáticas na Praia de Ubatuba reuniu 66 competidores

Desafio de Maratonas Aquáticas na Praia de Ubatuba reuniu 66 competidores

Publicado: 28/09/2019 12:38:27
Compartilhe:
Início
Mídias

Sessenta e seis competidores participaram, na manhã deste sábado (28), da terceira etapa do Circuito de Inverno de Maratonas Aquáticas realizada na Praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul. Além dos atletas locais, nadadores de diversas localidades como Curitiba (só do Clube Curitibano foram 20 participantes), Mafra, São Bento do Sul, Guaramirim, Jaraguá do Sul e Itajaí, enfrentaram a água fria e insistente garoa que atrapalhou um pouco a visibilidade nas provas de 750 metros, 1.500 mil metros e 3.000 metros, com largadas em diferentes pontos da Praia da Enseada. A forte correnteza no trecho final do percurso, depois da foz do Rio Acaraí, também contribuiu para o grau de dificuldade da prova.

Lucas Davesac, garoto de 14 anos de Itajaí que lidera o ranking nacional na sua faixa etária e que venceu a prova dos 3.000 metros no masculino, encarou o desafio como preparação para o sul-americano do ano que vem, na Argentina, no mês de março. “Vou tentar uma vaga na equipe brasileira que será definida na etapa classificatória que vai acontecer em novembro, na Bahia. E como a competição lá na Argentina será em água fria, a competição aqui serve para fazer aclimatação também”, disse.

Outro vencedor da manhã, o médico nascido em Blumenau, mas residente em Curitiba, James Roberto Zoschke, 43 anos, ganhador da prova dos 1.500 metros masculino, nadou quando criança e, há cinco anos, resolveu retomar o esporte quando do nascimento do terceiro filho e da descoberta da doença celíaca. “Senti que precisava me cuidar e retomei a natação em busca de melhor saúde. É a quinta prova que faço aqui, foi tudo muito bem organizado”, falou.

Natural de Guaramirim, Maria Helena Rigel Eggert, de 62 anos, não conseguiu completar a prova de 1.500 metros, mas se disse satisfeita com sua participação. “Comecei a nadar há 17 anos, em 2002, porque precisava melhorar a minha condição física (ela tem um problema numa perna e anda com a ajuda de muletas). A prova foi difícil, estava nublado, não consegui enxergar a boia e acabei me desgarrando. Fui recolhida pelo barco de apoio, mas gostei de ter participado”, disse ela.

Na prova de 750 metros, os vencedores no masculino e no feminino foram, respectivamente, Tiago Machado (tempo de 18min55seg11) e Marina Farias Martin (27min26seg43). Nos 1.500 metros, James Roberto Zoschke venceu no masculino (24min43seg48) e Maria Cristina Sigwalt no feminino (29min17seg81). Nos 3.000 metros, os vencedores foram Lucas Davesac (32min04seg88) e Solange Benz (47min18seg63), no masculino e no feminino, respectivamente. O circuito é organizado pelo Grupo Travessias e tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

Categorias

prev
next