Cursos no SENAI São Francisco do Sul
Cursos no SENAI São Francisco do Sul

O SENAI São Francisco do Sul possui diversos cursos e oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. A unidade, que foi inaugurada no município em 2013, já formou aproximadamente 1.300 francisquenses e hoje tem um total de 150 estudantes.
Os cursos disponíveis são nas modalidades de Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento Profissional e Curso Técnico. Há opções de cursos gratuitos, com duração de 800h, na modalidade de Aprendizagem Industrial para jovens aprendizes de 14 a 23 anos, sendo que o aluno deve terminar o curso antes de ter 24 anos. As opções gratuitas são: Eletricista de Manutenção, Operador de Manutenção em Eletromecânica, Assistente de Operações Logística e Assistente de Produção.
Atualmente, não há vagas para os cursos gratuitos. No entanto, é possível deixar um cadastro na lista de espera do SENAI. Para se inscrever é necessário ir até a unidade, localizada na Avenida Dr. Nereu Ramos, 2.600, Rocio Grande (ao lado do colégio Claurinice Vieira Caldeira) ou realizar o cadastro por meio do site www.sc.senai.br/cursos. Uma das exigências para participar é possuir a Carteira de Trabalho.
O objetivo dos cursos gratuitos, segundo o coordenador do FIESC SENAI/SC, Diego dos Santos Florio, é proporcionar ao aprendiz a vivência de situações reais de trabalho em ambiente industrial. Os cursos destinam-se à qualificação inicial de aprendizes possibilitando o início de uma carreira profissional na indústria, afirma. Esses cursos são custeados pelas empresas contribuintes do SENAI.
Além dos cursos voltados aos jovens aprendizes, os Cursos Técnicos, em Logística, em Segurança do Trabalho e em Eletromecânica, também são destaques no SENAI. Os cursos de maior empregabilidade são os técnicos. Atualmente temos quatro estudantes de eletromecânica estagiando na ArcelorMittal, conta Diego. De acordo com dados do site de notícias do SENAI, oito em cada dez técnicos formados pela instituição obtém emprego durante o curso ou até alguns meses após a conclusão.
Há vagas nos técnicos de Eletromecânica e de Segurança do Trabalho, com início programado para 24 de julho. As aulas são de segunda à quinta-feira, das 18h30 às 22h30. O curso possui duração de dois anos.