
O desfile das escolas de samba em São Francisco do Sul encheu de alegria e de cor a Rua Babitonga. Cerca de cinco mil pessoas assistiram ao desfile. O bloco da Unidos da Vagabunda abriu a programação da noite, seguida das escolas Mocidade Independente da Água Branca, Imperadores do Samba e Unidos do Paulas.
A escola Mocidade Independente da Água Branca, fundada em 1972, apresentou o tema Mulher Brasileira. Neste Carnaval, a escola homenageia as mulheres guerreiras em diversos cenários do mundo real, tão importantes em cada posição que ocupam, explica o presidente Fernando Nascimento, filho do fundador da escola, já falecido, José Fernando do Nascimento, o Maceió.
A segunda apresentação foi da Imperadores do Samba que participa do Carnaval desde 1973 e que, neste ano, dedicou o seu samba-enredo ao carnavalesco Edson Policeno, que faleceu recentemente. Ele foi muito importante para a excelente fase da Imperadores com a conquista de seis títulos, conta o presidente da agremiação, Jeovah dos Passos.
Com uma homenagem aos 50 anos do time Coríntians, sediado no bairro da escola, a Unidos do Paulas, que está no carnaval francisquense há 14 anos, levou cerca de 600 componentes. Escolhemos este tema pois nos preocupamos com a valorização do que é nosso. Este ano vamos homenagear não só o clube de futebol, mas também, a comunidade, destaca o presidente da escola, Geraldo Aquilino.
Assim como no ano passado, o desfile foi de apresentação, não houve competição, contudo, para o ano que vem, a ideia é retomar. As escolas se dedicaram muito para esta noite e o resultado foi este lindo desfile. Vamos trabalhar para que no próximo ano tenhamos a competição entre as escolas para um espetáculo ainda mais qualificado", disse a secretária de Turismo, Jamille Douat.
Texto: Michele Fontes