
A Prefeitura de São Francisco do Sul informa que equipe técnica formada por profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, com apoio do setor de Emergências Ambientais da empresa Oceânica, segue acompanhando e tomando as medidas necessárias com relação ao vazamento de óleo no Rio da Palha, ocorrido na última quarta-feira (23). Desde então, tem trabalhado no constante monitoramento da área afetada, bem como adotado medidas de contenção com instalação de mantas de absorção e aplicação de absorvente orgânico para conter o vazamento.
A partir deste trabalho, constatou-se nesta terça-feira (29), que as mantas de absorção instaladas no rio não identificaram novas manchas de óleo.
Informamos, ainda, que amostras de água e óleo coletadas já foram encaminhadas para laboratório especializado que emitirá laudo técnico.
Cabe informar que a equipe técnica segue acompanhando o caso e prioriza as ações para minimizar os impactos ambientais em decorrência do vazamento, bem como trabalha no sentido de apurar as causas e aplicar as medidas corretivas e punitivas cabíveis após a apuração conclusiva do fato gerador do dano ambiental.