BR-280: São Francisco do Sul deve ser beneficiada em breve
BR-280: São Francisco do Sul deve ser beneficiada em breve

A duplicação da BR-280 é uma reivindicação antiga do governo e comunidade da região. Depois de várias solicitações e de entraves burocráticos, a assinatura das ordens de serviço foram realizadas ontem, dia 3 de dezembro, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff.
No entanto, uma decisão da Justiça Federal adiou o sonho de duplicação da rodovia no trecho 1 - entre a BR-101 e o Porto de São Francisco do Sul. A decisão, obtida pela empresa Sulcatarinense determina que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) refaça a licitação do trecho. Feita pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), a licitação foi vencida pela empresa Bolognesi. Contudo, a Sulcatarinense, que ganhou a concorrência de outro lote, questionou a habilitação da vencedora.
Em função do ocorrido, a presidente Dilma solicitou imediatamente a todos os órgãos jurídicos e técnicos do governo federal para derrubar a liminar nos próximos dias. A duplicação é fundamental para o turismo e para a economia da região e do país. A obra também facilitará a chegada e saída de mercadorias ao porto de São Francisco do Sul, já beneficiado pela recente ampliação do berço 201, completou a presidente.
O prefeito Luiz Roberto de Oliveira, que também esteve em Brasília acompanhando as assinaturas, diz que está tranquilo de que a situação será revertida rapidamente. Há empenho de todos neste sentido e, em breve, também seremos beneficiados, garantiu.
Luiz Fernando Battisti, secretário de Comunicação que acompanhou a comitiva municipal para Brasília, lembrou ainda que São Francisco do Sul é a única cidade da região destacada pela Fifa como destino turístico durante a Copa 2014. Fato que merece atenção e prioridade quando o assunto é a duplicação da rodovia que dá acesso ao município, ressaltou.
O evento foi no Palácio do Planalto e contou com a presença de lideranças políticas e empresariais da região norte catarinense.