
Ocorreu hoje, (21/03), a apresentação do projeto Permacultura para uma Escola Sustentável, ganhador do edital, proposto pela Secretaria de Meio Ambiente, a qual selecionou propostas de trabalho em Educação Ambiental, mediante financiamento no valor de 30 mil reais, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). O projeto Permacultura é realizado pela Escola Básica Municipal Waldemar da Costa, localizada no bairro Água Branca.
Segundo um dos coordenadores do projeto, Juliano de Paiva Riciardi, o objetivo da ação é transformar a escola em uma escola sustentável. Nada mais será desperdiçado. Primeiro, vamos transformar o pátio em um ambiente sustentável e de aprendizagem, mas ao longo do ano teremos captação da chuva, oficinas práticas de alimentação, hortas e tudo mais, afirma. O próprio nome escolhido para o projeto já traz essa informação. Permacultura é um sistema de planejamento para criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
A coordenadora do projeto, Mariângela Mattar, ressalta que esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto. Precisamos envolver toda a escola, toda a comunidade para trabalharmos a sustentabilidade. Dessa forma, conseguiremos alcançar a transformação e a conscientização. A ação possui um profissional formado em permacultura, a coordenadora responsável por parte da escola e dois alunos, de 9 e 12 anos, que também auxiliam na realização.
Na ocasião, o projeto foi apresentado a todos os alunos da escola, aos pais, professores e ao Prefeito Renato Gama Lobo. É por meio dos alunos que acreditamos que o mundo vai ficar melhor. Por meio da educação dessas crianças, disse o Prefeito.
O objetivo da apresentação era conscientizar toda a comunidade da importância das mudanças de atitude para preservação e conservação do meio ambiente. Para realizar um trabalho como esse é preciso ter muita coragem para transformarmos a nossa realidade, conta Juliano.
O projeto ocorrerá durante o ano todo, sendo realizado uma ou duas vezes por mês na escola.