Ampliação de serviços reduz filas em São Francisco do Sul
Ampliação de serviços reduz filas em São Francisco do Sul
Zerar a fila de demandas reprimidas. Este é o objetivo com a ampliação da oferta de exames e procedimentos cirúrgicos na qual a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul está trabalhando.
Recentemente foi realizado o mutirão da catarata que reduziu a fila não só do município, mas também de cidades vizinhas. Promover mutirões é bom, melhor ainda é manter o serviço para que novas filas não surjam, explicou o secretário de Saúde, Carlos Messias Id, que disse, ainda, que os profissionais oftalmologistas já estão à disposição para dar continuidade ao trabalho. A Secretaria, agora, está providenciando os equipamentos e materiais para que o procedimento cirúrgico ocorra sempre que houver demanda.
Outra fila reprimida que recebeu atenção foi a de pacientes que aguardavam por laqueadura e vasectomia. A oferta destes procedimentos também será permanente. Além disso, a ampliação do serviço de ultrassom deve zerar a fila nos próximos meses. De acordo com Id, o Hospital realizava cerca de 200 exames por mês, no entanto a demanda é de 250 e isso acabou formando fila de pacientes a espera de ultrassom. Agora, com a oferta de 500 procedimentos mensais, divididos entre demandas atuais e reprimidas, o atendimento será normalizado. Esse trabalho em parceria com o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça está colocando nossa saúde em dia, comemorou o secretário.
Mais especialidades
Já foi feito o processo licitatório para compra do Arco em C, equipamento utilizado em cirurgias ortopédicas de grande porte. Assim que o aparelho chegar, o Hospital, além de continuar os procedimentos de menor porte na ortopedia, vai poder atender os pacientes que precisam de cirurgias maiores e que não podem ser realizadas sem o arco.
Em São Francisco do Sul também estão sendo realizadas as cirurgias de buco-maxilo-facial (traumas na face). Uma especialidade que raramente tem em cidades pequenas, mas já é oferecida no município há pelo menos três meses.