Alunos da Escola Rogério Zattar praticam esporte de orientação no Forte Marechal Luz

Alunos da Escola Rogério Zattar praticam esporte de orientação no Forte Marechal Luz

Publicado: 31/10/2019 17:53:51
Compartilhe:
Início
Mídias

A manhã e a tarde desta quinta-feira (31) foram muito bem aproveitadas por cerca de 260 alunos da Escola Rogério Zattar, no Ubatuba, que encararam o desafio de praticar um novo esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos em Santa Catarina e no Brasil, a corrida de orientação. E tanto faz se eram crianças de seis e sete, ou 12 e 13 anos, pequenos, grandes e até mesmo adultos (pais e professoras também entraram na pista), todos se divertiram no percurso de 1.100 metros, com 13 pontos de controle, montado no Forte Marechal Luz, na Praia do Forte.

A iniciativa faz parte do projeto Orientação na Escola, coordenado pela professora de educação física Danielle Montemor Picheth, que conheceu o esporte quando fazia o mestrado na França, e teve a apoio da diretora da escola, Carla Cristiane Moreira Nogueira, para divulgá-lo entre as crianças da Rogério Zattar. “Tivemos a parceria do Coville, o Clube de Orientação de Joinville, que elaborou o percurso, e aqui no Forte Marechal Luz encontramos um lugar perfeito, seguro, um terreno plano, próximo à escola, para que as crianças pudessem praticar a atividade em um ambiente que não conheciam”, afirmou Danielle.

Aluna do 7º ano, Samara Julie de Souza Lima, 13 anos, disse que ficou com vontade de praticar o esporte de orientação. “Foi bem tranquilo, achamos os pontos facilmente. Achei bem legal como um incentivo para se conhecer mais o esporte. É bom correr na natureza, e pode ser praticado por crianças e adultos”, falou. Os amigos inseparáveis Christian Bailer e Pedro de Oliveira, ambos com 7 anos, admitiram terem errado o caminho em alguns momentos. “Mas achamos todos os pontos de primeira. Cansamos só um pouco no final porque a gente deu um pique grande”, contaram, esbaforidos.

Capitão do exército no 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, Evandro de Melo Casarin, presidente do Coville, foi quem montou a pista e elaborou o mapa utilizado na atividade, a partir de um já feito anteriormente do local. “O esporte de orientação é a vertente civil do esporte militar, que é mais baseado em azimute e distância. E vem crescendo no Brasil, desde a criação da Confederação Brasileira de Orientação, em 1999, em Guarapuava, no Paraná. É uma atividade multidisciplinar, porque desenvolve inúmeros qualidades nas crianças, como poder de decisão, coragem, iniciativa, raciocínio lógico, além de trabalhar também matérias como matemática, física e, sobretudo, geografia”, afirmou Casarin. A diretora Carla Cristiane complementou dizendo que a atividade também desenvolve nas crianças a estratégia, noção do espaço, planejamento e a união de equipe.

Feito o percurso, todos lancharam e posaram para a foto oficial. O prefeito Renato Gama Lobo, que doou o transporte das crianças até o Forte Marechal Luz, acompanhou o final da atividade e ajudou a entregar as medalhas aos participantes, além de ganhar a sua, ele que também praticou a pista de orientação quando serviu o exército no 62º BI em Joinville. “É um esporte não muito conhecido no país, mas é preciso destacar o quão é importante para estimular as crianças. Agradeço ao Casarin, aos pais e aos professores, todos aqueles que se empenharam em fazer com que as crianças fizessem uma atividade tão bacana”, disse Renato.

Categorias

prev
next