Águas de São Francisco do Sul apresenta ao prefeito os preparativos para temporada de verão e o Programa \"Olho no óleo\"
Águas de São Francisco do Sul apresenta ao prefeito os preparativos para temporada de verão e o Programa \"Olho no óleo\"

O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o vice-prefeito, Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Eunézio de Mira e demais vereadores e secretários receberam a empresa Águas de São Francisco do Sul por meio da sua presidente Reginalva Mureb e demais funcionários nesta segunda-feira (09). O objetivo da reunião foi a prestação de contas de como a concessionária está se preparando para a demanda do verão pós pandemia em São Francisco do Sul. Foi realizada uma apresentação sobre todas as providências a serem tomadas para atender as demandas da temporada de verão. Está em andamento a obra de ampliação, da implantação da subsestação de energia na capitação do Içai Mirim, que hoje é umas das principais fontes de capitação para distribuição de água tratada do municipio. Com esta obra será possível realizar o racionamento de duas bombas para implementar a vazão da capitacação do rio. Na estação de tratamento este ano já foram realizadas melhorias nas obras estruturais, decantadores e filtros, e a instalação da ponte raspadora de lodo. Tudo isso vai possibilitar dar uma maior eficiência no tratamento de água. Inventimento nos reservatórios e nas adutoras é para minimizar o impacto da falta de água no verão. Também a implantação de 2 reservatórios móveis, que será um reforço na pressão e reservação nos setores críticos para a garantia de abastecimento de água. Implantação de 5 boosters em redes de distribuição e limpeza mecanizada na captação. Também a parte de atendimento será ampliada para o verão, com totens de autoatendimnento. A empresa fará um campanha de verão sobre o uso consciente da água. As obras de esgoto, as novas frentes vão parar devido a alta temporada e retornar depois do período. A empresa lançou o programa de “Olho no óleo”, que á uma parceria entre a Prefeitura, Núcleo Social e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. É uma forma de desenvolver no município a educação ambiental, sustentabilidade e saneamento no municipio. Todo óleo descartado irregularmente é muito prejudicial à natureza que apenas um litro pode contaminar 25 mil litros de água. Para dar o destino correto ao óleo o programa colocou galões para a coleta do material em diferentes regiões da cidade. Como fazer o descarte correto do óleo Filtre o óleo Após utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar — sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida. Armazenar em garrafas PETs Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa de Olho no óleo. Pontos de coleta de óleo -Prefeitura -Loja de Atendimento da Águas de São Francisco do Sul, no Shopping São Francisco. -Rede Feminina de Combate ao Câncer -Centro Integrado Multiuso da Prefeitura, -Cras Majorca -APAE