Ação vai marcar Dia da Luta Antimanicomial
Ação vai marcar Dia da Luta Antimanicomial
OCentro de Atenção Psicossocial CAPS I está preparando uma caminhada para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A caminhada com os profissionais e usuários do centro começa às 9 horas e o ponto de partida é o CAPS, que fica na Rua Almirante Barroso, no Rocio Pequeno, e segue em direção à Rua Babitonga, no Centro Histórico.
Nos últimos seis anos, o Centro de Atenção Psicossocial tem desenvolvido trabalhos no município voltados às pessoas que possuem transtornos mentais e afetivos que, ao longo dos anos, têm sido alvo de ações preconceituosas. De acordo com a coordenadora do CAPS, Raquel Emilia Costa da Silva, essas pessoas foram consideradas como um risco para a sociedade por muitos anos, sendo excluídas do convívio social. Buscamos desmitificar as concepções e crenças preconcebidas em relação à doença mental, potencializando uma nova imagem dessa condição, como saúde mental. Um ser humano capaz de sorrir, chorar, sofrer, amar e ser feliz, relata.
O CAPS Ido município de São Francisco do Sul foi inaugurado em junho de 2009 e, atualmente, possui 3.319 usuários cadastrados que se dividem em pessoas com transtornos mentais graves e afetivos, além de usuários dependentes de álcool e outras drogas. O trabalho se estrutura com acolhimento, avaliação, atendimento médico, psicoterapia, terapia de grupo, orientação e acompanhamento familiar, medicação e visita domiciliar.