Abertura do São Chico Eco Festival marca adesão do Município na campanha Mares Limpos da ONU
Abertura do São Chico Eco Festival marca adesão do Município na campanha Mares Limpos da ONU

A cerimônia de abertura do São Chico Eco Festival, evento que vai unir surfe e sustentabilidade, aconteceu na tarde de hoje (4) na Prainha. Na ocasião, foi realizada também a adesão de São Francisco do Sul na campanha Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU). O Município agora faz parte de uma campanha de nível mundial, que tem como intuito evitar que a poluição plástica chegue aos oceanos.
Segundo o prefeito Renato Gama Lobo, a participação ativa da população é necessária para que aconteça a mudança e a conscientização com o meio ambiente. Vamos aproveitar estes dias de Festival para plantar a semente da sustentabilidade no coração dos francisquenses. Muitas ações já foram realizadas, mas agora com a adesão do Município na campanha esperamos que mais pessoas se engajem, afirmou.
De acordo com a analista de campanhas da ONU Meio Ambiente, Mariana Bertelli Bazzini, 13 cidades brasileiras já aderiram à campanha Mares Limpos. Todas as cidades que aderiram são de Santa Catarina, o Estado tem se mostrado líder no combate de plástico no mar. Estamos muito felizes e orgulhosos de fazer parte hoje deste pontapé inicial no caminho de mais uma cidade catarinense.
Na oportunidade, também foi realizada uma mesa redonda sobre o tema A problemática do lixo e a gestão de resíduos sólidos nas praias brasileiras. Participaram da mesa redonda representantes do Executivo, representantes de instituições ambientalistas e de pesquisa, como universidades, ONGs, institutos, projetos, etc.
E amanhã (5) começa a etapa mais importante do World Surf League (WSL) Qualifying Series feminino no Brasil esse ano, o São Chico Eco Festival com status QS 1500, que até domingo também vai decidir o título sul-americano Pro Junior de 2018, para atletas com até 18 anos de idade. Elas já estão divididas nas primeiras fases, nas primeiras baterias participam a equatoriana Dominic Barona e a peruana Sol Aguirre. O evento, idealizado pela surfista profissional e embaixadora da WSL DA América do Sul, Marina Werneck, segue até domingo (7) com muito surfe e sustentabilidade na Prainha. A Prefeitura é patrocinadora do São Chico Eco Festival, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente, e conta com o envolvimento direto da Secretaria de Meio Ambiente e da Gerência de Esportes.
Ações do São Chico Eco Festival nesta sexta-feira (5)
Amanhã (5), a partir das 9h, será aberta a Vila Ecológica criada junto a arena do evento na Prainha. No local, terá um posto de entrega resíduos, exposições, atividades educativas, exibição de filmes e documentários sobre lixo na praia, doação de mudas, etc.
Às 10h, acontece um mutirão de limpeza na Prainha e às 11h serão instaladas novas placas com informações socioambientais. Para fechar o primeiro dia do São Chico Eco Festival, às 18h ocorrerá um show com bandas locais. No sábado e domingo, as atividades prosseguem na Vila Ecológica juntamente com as disputas nas ondas.